Cidade

Baixa Natal 22 marca a chegada do Natal em Coimbra

Sofia Moreira

Município de Coimbra inicia celebrações natalícias. Objetivo do programa é unir cidadãos e revitalizar Baixa. Por Gustavo Eler e Sofia Moreira.

Entre os dias um e 23 de dezembro, a Câmara Municipal promove o início das comemorações natalícias em Coimbra. O programa, intitulado “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade”, vai ocorrer em diversos sítios, incluindo na Praça do Comércio, na Praça 8 de Maio, no Mercado Municipal D.Pedro V e na Rádio Baixa. Com mais de 60 atrações, o evento pretende atrair pessoas de todas as idades.

A comemoração foi coorgazinada pelo Município de Coimbra, pelo Mercado Municipal D.Pedro V, pela União de Freguesias de Coimbra e pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra. Houve também a parceria de outras entidades como a Associação Há Baixa, Coola Boola – Colab, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, o Jazz ao Centro Clube e a Rádio Baixa, a fim de participar na programação.

Com o início marcado pelo acender da iluminação natalícia, a Baixa Natal 22 vai trazer um núcleo diverso de atrações, que vão desde concertos e oficinas a degustações e jantares. A proposta é que cada sítio escolhido se relacione com as atividades ali presentes: o Mercado Municipal, por exemplo, vai receber sessões voltadas para poesia e degustação, com o objetivo de “abraçar a cultura popular com o erudito”. Por outro lado, a Praça 8 de Maio vai ser palco de concertos musicais. Alguns destes eventos requerem inscrição.

Alguns exemplos dentro da programação são o Concerto de Natal: Presépio Vivo, na Praça 8 de Maio, a Rota das Tabernas de Coimbra, pela Baixa, e as Conversas d(o)e Natal, na Casa da Escrita. Na Praça do Comércio vai estar a casa do Pai Natal, que se pode visitar entre as 12 horas e as 20 horas durante a semana e das dez horas às 18 horas aos fins de semana e feriados.

O objetivo do evento é, para além de celebrar as festas de fim de ano, promover um espaço acolhedor e unificador, tanto para os conimbricenses quanto para o público de fora. A escolha da Baixa como centro das atrações parte de uma proposta de revitalização do sítio mais antigo da cidade.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top