Ciência & Tecnologia

Universidade de Coimbra anuncia programa UC Factory Academy

Arquivo

Projeto conta com promoção de capacitação para entrada no mercado de trabalho. Estudantes de Engeharias são o público alvo para esta iniciativa. Por Marcelle Brooman e Tiago Paiva.

   A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar o programa UC Factory Academy, com o propósito de facilitar a integração dos estudantes finalistas de licenciatura e mestrado de Engenharias no mercado de trabalho. A iniciativa conta com parcerias do setor em causa, que incluem empresas e vários institutos e faculdades. Este contributo acrescenta um nível de adequação entre as competências adquiridas em contexto académico e o que é exigido pelo mercado de trabalho.

   O programa visa, sobretudo, assegurar a transição e integração no contexto laboral dos melhores concorrentes, tanto em contextos empresariais de “grande qualidade”, como em áreas tecnológicas distintas. A atividade conta com duas etapas já delineadas, dado que a primeira assenta no processo de descoberta e exploração, e a segunda na imersão no meio. Na etapa inicial, os alunos encaram propostas de resolução de desafios enfrentados pela empresa parceira, enquanto recebem formações adicionais direcionadas. Estas contemplam o âmbito das ‘soft skills’ (relativas ao desenvolvimento pessoal e da personalidade de cada um) e das ‘hard skills’ (capacidades mensuráveis e específicas de um certo trabalho). Entre outros aspetos do projeto, este obedece a um caráter customizado com uma forte colaboração entre a Academia e o mundo empresarial, com vista ao incremento de oportunidades para os estudantes.

Para além de todas estas propriedades, o programa conta também com formações de profissionais de excelência das áreas que a iniciativa propõe abordar. Como forma de recompensa aos candidatos, em adição aos microcréditos no âmbito do programa, prevê-se ainda a entrega de bolsas e de prémios a definir. A primeira academia vai contar com a dinamização e associação a cargo da The Loop Company. Em breve, vão-se celebrar cooperações similares com outras empresas.   

Esta iniciativa encontra-se inserida no Living the Future Academy, projeto focado na promoção de programas e cursos de formação “inovadores e adaptados”, coordenados com empregadores de diversas organizações (económicas, sociais, políticas e territoriais). Entre estes, prevê-se a criação de 9 cursos e de mais de uma centena de cursos não conferentes de grau . Destaca-se, do mesmo modo, o financiamento de 16,5 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em referência ao mote central do projeto Living the Future Academy, a Vice-Reitora da UC comenta a  “preocupação com uma formação de qualidade (por parte da iniciativa) que só é possível com uma cada vez maior abertura da academia aos contextos empresariais e territoriais”. Finaliza ao expressar o seu reconhecimento e gratidão perante as colaborações, já que os elementos da equipa se encontram “muito reconhecidos às empresas”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top