Desporto

Miúdos e graúdos da AAC sagram-se campeões nacionais

Fotografia cedida por Ana Santos

Badminton da Académica conquista o pódio nacional em onze categorias. Resultados acima do esperado “orgulham” treinadora. Por Frederico Cardoso

No passado fim de semana, a Secção de Badminton da Associação Académica de Coimbra (SB/AAC) participou no Campeonato Nacional de Não Seniores. No evento realizado no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha a AAC subiu ao pódio em onze categorias. De losango ao peito, um total de 29 academistas disputaram esta competição onde apenas ingressam os melhores atletas a nível nacional.

O destaque do torneio vai para as desportistas Inês Ferro e Joana Marques, que se sagraram campeãs nacionais do escalão feminino de sub-13 a pares. Na final a pares da categoria de sexo oposto, Edgar Gonçalves e Francisco Lima conquistaram o rótulo de vice-campeões nacionais. Nos pares mistos do mesmo escalão, Francisco Lima e Joana Marques uniram-se para alcançar também o terceiro lugar.

Ana Santos, treinadora das camadas jovens do clube, revela uma “sensação ótima” e que a aposta feita na formação está a produzir um sucesso “acima do expectável”. Assinala ainda que satisfação dos atletas é “notória”, uma vez que “alguns dos jogos agora vencidos não o foram durante a época, o que mostrou aos miúdos todo o seu trabalho recompensado”.

Ainda nos escalões mais jovens, a SB/AAC arrecadou seis medalhas de bronze. No escalão masculino de sub-17 a pares, trouxeram a medalha Afonso Azeiteiro e José Lopes. Na componente mista do mesmo escalão, ocuparam o último lugar do pódio Laura Carvalho e Miguel Vieira. Coube a Beatriz Monteiro e a Inês Pratas assegurar o terceiro lugar no escalão feminino de sub-19 a pares.

Esta competição, cujas condições necessárias à prática desportiva foram garantidas pela Federação Portuguesa de Badminton, traduziu-se no “culminar de uma época desportiva de trabalho”, reconhece a técnica. Além disso, “alguns atletas estagiaram em Penela em setembro, o que ajudou bastante preparação para o torneio nacional”, indica Ana Santos. Para a próxima época, a treinadora espera “superar os resultados deste ano, obtendo títulos em todas as divisões.”

No que toca ao Campeonato Nacional de Veteranos, realizado no mesmo fim de semana, Luís Silva foi, como em 2020, laureado com o título de campeão nacional na categoria masculina singular de 35+. O atleta foi também glorioso na componente de pares, em conjunto com João Maia, do Clube Stella Maris, de Peniche. Neste torneio, sobressaiu ainda Vítor Magalhães, que subiu ao segundo lugar do pódio no escalão masculino singular de 55+. O mesmo sucedeu com as duplas de Rui Nery com Firmino Pires e de Paulo Pires com Armando Serra, que trouxeram para a cidade dos estudantes, de modo respetivo, as medalhas de prata e de bronze da categoria masculina a pares de 50+.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top