Ciência & Tecnologia

Exploratório alberga ciclo de conversas Tardes de Matemática

Iara Sotto Mayor

Sessões vão ocorrer durante ano letivo de 2022/2023. Objetivo principal passa por “descomplicar a matemática”. Por Luísa Rodrigues e Iara Sotto Mayor

“Conversas Ímpares”, iniciativa conjunta da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) volta com uma nova edição. Ao invés de ser no museu, tem agora palco no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

José Luís Santos, professor catedrático da UC e membro da SPM, entende que a matemática é vista, muitas vezes, como uma matéria desagradável e sem grande utilidade. Estas conversas “informais e leves” têm como principal objetivo mostrar a aplicabilidade da disciplina e, assim, “poder descomplicá-la”, explica.

Segundo o docente, as sessões realizadas “não têm matemática muito profunda, no sentido de fórmulas, equações e demonstrações”, pelo que o principal foco é o impacto que a mesma tem no dia a dia. Assim, os encontros passam pelas mais diversas áreas como a matemática e a magia, e a astronomia, arte e engenharia.

Uma das principais metas é começar-se a formar uma “mentalidade diferente da utilização da matemática”, menciona o integrante da SPM, sobretudo por parte do público mais jovem. Reforça ainda que as conversas são de caráter informal, pelo que a participação da plateia é sempre incentivada.

Estas tertúlias vão decorrer no segundo sábado de cada mês ímpar, de setembro até julho de 2023. As próximas sessões contam com a participação de Fernando Figueiredo, Márcio Nascimento, Nuno Bastos, Nuno Conceição, Rui Pascoal e Fátima Leite.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top