Cidade

Congresso Intercontinental de Direito Civil regressa à cidade de Coimbra

Matilde Dias

Congresso juridicial tem lugar no ano do bicentenário da independência do Brasil. Reúne juristas de referência em Portugal, Brasil, Espanha e África. Por Matilde Dias e Tiago Paiva.

Pela quarta vez o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) acolhe o 10.º Congresso Intercontinental de Direito Civil. O evento, que decorre nos dias 17 e 18 de novembro, assume uma relevância mundial na componente juridical e realiza-se em formato tanto presencial como ‘online’. Tem como objetivo fulcral a discussão dos grandes temas do Direito Privado no primeiro quartel do Século XXI.

A décima edição do evento conta com a coorganização da Academia Sino-Lusófona da UC, do Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da UC, da Academia Brasileira de Direito Civil e do Grupo Notorium. O último apresenta-se como uma das principais empresas de gestão de eventos jurídicos do Brasil, com a divulgação e propagação do conhecimento do Direito Civil como principal objetivo.

A sessão de quinta-feira, iniciada às oito horas, compreendeu um total de 4 mesas ao longo do dia, cujos temas abordados passaram pela Responsabilidade Civil, o Código Civil e Reformas, Seguros e Contratos. Além destas, tomaram também destaque a Palestra Magna, orada por António Pinto Monteiro, e a conferência relativa à ressarcibilidade e avaliação do dano da “perda de chance”, dada por Paulo Mota Pinto. Durante o programa de sexta-feira prosseguem reflexões sobre temas como a Personalidade, o Direito do Consumidor, o Direito Civil e o Mundo Comteporâneo. Em adição, as conferências dirigidas por Silvio Venosa e Rui Manuel de Figueiredo Marcos abordam aspetos referentes à herança digital e à Independência  do Direito Civil Brasileiro.   

A vertente ‘online’ oferece aos participantes uma grande diversidade de benefícios e um certificado de 20 horas de acesso às atividades, aprovado pelo Grupo Notorium. Os interessados vão ter acesso a todas as palestras presenciais, gravadas e guardadas na plataforma, com o direito a fazer comentários durante a transmissão em direto. Os espectadores detêm também a possibilidade de enviar artigos no âmbito da sessão decorrente.

To Top