Ciência & Tecnologia

Coimbra integra Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites do Outono 2022 

Fotografia cedida pela Associação Existências

Testes são gratuitos, anónimos e confidenciais. Paulo Anjos destaca “importância da consciencialização e realização regular destes rastreios”. Por Mateus Araújo e Luísa Rodrigues

A Semana Europeia do Teste de VIH e Hepatites do Outono inicia-se hoje, dia 21 de novembro, e prolonga-se até dia 28. Esta iniciativa faz parte da campanha ‘European Testing Week’, que conta com centenas de instituições europeias. A Associação Existências é uma das colaboradoras em Coimbra.

Sócio fundador e assistente social da Associação Existências, Paulo Anjos, refere que os rastreios são gratuitos, anónimos e confidenciais, realizados através de uma picada no dedo. O resultado demora cerca dez minutos e, caso seja positivo, o paciente é encaminhado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, acrescenta.

Paulo Anjos explica que o maior alvo da iniciativa são grupos sociais “com fragilidade perante estas infeções, como trabalhadores do sexo, homens que têm sexo com homens, utilizadores de drogas, pessoas sem abrigo e populações migrantes”. Apesar disso, o projeto tem a intenção de abranger toda a região de Coimbra.

Para o fundador, os objetivos principais desta semana são a “consciencialização da sociedade sobre a importância da realização regular destes rastreios”. Destaca também que ainda existe algum preconceito, e que a doença é vista como “exclusiva de alguns grupos específicos”. Assim, Paulo Anjos reforça a necessidade de os rastreios serem encarados de “forma natural”.

O assistente social espera que exista “alguma adesão” e pretende que a iniciativa “deixe uma marca para os tempos vindouros”. Para realizar a testagem basta comunicar com a Associação Existências por e-mail ou número telefónico e, em seguida, dirigir-se às suas instalações.  

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top