Cidade

CMC avança com adaptação tecnológica do Mercado Municipal

Renato Duarte

Remodelação tecnológica do Mercado Municipal D. Pedro V entregue a empresa. Ato de consignação da empreitada impõe um prazo de 150 dias. Por Renato Duarte e Margarida Verdade

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) atribuiu, no dia 21 de novembro, a empreitada “Mercado D. Pedro V – Execução de Instalações de Telecomunicações em Edifícios da Rede Coletiva (ITED) e Remodelação/Atualização da Central Automática de Deteção de Incêndio” à empresa JRC – Construções e Obras Públicas. Com o objetivo de atualizar as instalações de comunicações existentes há cerca de 20 anos, o ato de consignação é feito pelo valor de mais de 149 mil euros e com um prazo de execução de 150 dias.

Como referido em comunicado de imprensa, este novo projeto divide-se, para já, por três focos de intervenção. Em primeiro lugar, existe uma necessidade de desenvolver as infraestruturas de telecomunicações nos edifícios. Pretende-se atualizá-las, de acordo com os recentes avanços tecnológicos e, deste modo, introduzir soluções inovadoras nas novas redes de cabo, com o objetivo de fortalecer a qualidade, funcionalidade e a segurança das infraestruturas. 

De seguida, têm em vista renovar e modernizar os sistemas de portas automáticas, de modo a refinar as condições de climatização e ventilação existentes. Torna-se crucial automatizar as portas exteriores do edifício, com o propósito de garantir que as mesmas abrem ou fecham, apenas quando necessário. Com esta medida, é possível beneficiar da temperatura exterior para a climatização do edifício e, também, não desperdiçar a energia térmica existente no seu interior.

A terceira intervenção foca-se no sistema automático de deteção de incêndio. É entendido pelo município como urgente a sua remodelação, uma vez que a atualização tecnológica do mercado, que inclui elevadores, escadas rolantes, portas automáticas, sistema de climatização e ligação com lojas concessionadas, aumentam os riscos de incêndio.

To Top