Cidade

CMC apresenta programação de Natal

Renato Duarte

Eventos natalícios da cidade colocam Baixa de Coimbra em destaque. Atividades iniciam-se a partir do dia 1 de dezembro com inauguração das luzes de Natal. Por Renato Duarte e Marijú Tavares

No dia 15 de novembro foi apresentada a programação da “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade” – o plano de eventos natalícios de Coimbra que se vai concentrar, este ano, na baixa da cidade. Na apresentação, que contou com a presença de José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), e o diretor do Departamento de Cultura e Turismo da CMC, Paulo Pires, foram apresentados os eventos que vão decorrer entre os dias 1 e 23 de dezembro.Também estiveram presentes a presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, (APBC), Assunção Ataíde, o vereador das finanças da CMC, Miguel Fonseca, e o presidente da União de Freguesias de Coimbra (UFC), João Francisco Campos.

A programação da “Baixa Natal 22”, apresentada por Miguel Fonseca, tem a sua dinamização em quatro espaços do coração de Coimbra: a Praça 8 de Maio, o Mercado Municipal D. Pedro V, a Praça do Comércio e o palco Rádio Baixa. O início das atividades natalícias está marcado para dia 1 de dezembro, na Praça 8 de Maio, com a inauguração das luzes e a realização de diversas atividades, desde grupos de corais, filarmónica, à presença do Pai Natal para as crianças.

As atividades natalícias vêm, como frisado pelo vereador da CMC, reforçar “a aposta no património cultural e material” da cidade através de eventos novos, como o desfile de Candeeiros, animação de rua, atelier para crianças, feiras de artesanato, concertos e jantares natalícios. O regresso do mercado de Natal vai decorrer no dia 3 de dezembro, na Praça do Comércio. Destacam-se também, no mesmo local, a feira artesanal, as visitas guiadas às igrejas e presépios, os concertos de violino, jazz, e filarmónica. Para o público mais juvenil, foram pensados concertos com diversos estilos musicais, no palco rádio Baixa.

Pela primeira vez, o programa de Natal da autarquia é uma coorganização entre o Município de Coimbra, o Mercado Municipal D. Pedro V, a UFC e a APBC, uma parceria que Paulo Pires promete ser “um reflexo do que vai acontecer daqui para a frente”. José Manuel Silva aponta que a escolha de uma programação natalícia com foco na Baixa de Coimbra faz parte da estratégia estabelecida para “lhe dar uma nova vida”. Em relação ao orçamento, destaca que procurou “gastar-se o mínimo”, o que resultou em cerca de trinta mil euros, um gasto que equivale a “menos de metade” dos custos de 2019.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top