Cultura

Cerimónia do “World Cultural Council” pela primeira vez em Portugal

foto cedida por Acessoria UC

Três Prémios Mundiais entregues a mulheres na 37ª edição. Evento com participação de um vencedor de Prémio Nobel. Por Ana Cardoso

A Universidade de Coimbra (UC) acolheu hoje, 30 de novembro, a Cerimónia de Prémios do “World Cultural Council” (WCC), na Sala dos Capelos. Nesta edição foram entregues três prémios nas áreas da Ciência, Educação e Artes. Foram ainda reconhecidos os investigadores e professores assistentes da UC que se destacaram nestas três categorias.

O WWC é uma organização internacional sem fins lucrativos nascida em 1982, no México. A instituição tem como missão promover a cultura, os valores e a boa vontade da sociedade. Desta forma, visa reconhecer o trabalho de personalidades que deixam uma marca positiva no legado cultural da Humanidade, com vista a inspirar as gerações futuras.

Na edição deste ano Victoria M. Kapsi foi galardoada com o Prémio Mundial da Ciência “Albert Einstein”. O seu trabalho contribuiu para a compreensão de um tipo de estrela de neutrões com o maior campo magnético conhecido, o magnetar. Claudia Mitchell recebeu o Prémio Mundial da Educação “José Vasconcelos”, que se distinguiu pelo compromisso de combater problemas sociais, em especial de jovens raparigas. O Prémio Mundial das Artes “Leonardo da Vinci” foi entrege a J. Meejin Yoon. A arquiteta e professora destacou-se na prática, pesquisa e educação na área do Design e por conseguir ligar os seus projetos à justiça, equidade e inovação tecnológica.

A cerimónia teve início com um discurso do Magnífico Reitor da UC e com algumas palavras do presidente do WCC. Marcaram presença algumas personalidades de renome, como o Nobel da Física David Gross. O evento contou com as atuações da “Charamela” da UC, Grupo de Fados e Guitarradas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, Tuna Académica da UC e Coro Misto da UC.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top