All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

UC e AAC de mãos dadas para acolher novos estudantes

Sofia Ramos

A semana das matrículas contou com a presença de órgãos da Académica. Caloiros foram recebidos por colegas no Polo I. Por Sofia Ramos

A receção aos caloiros colocados na Universidade de Coimbra (UC) decorreu ao longo da última semana. O percurso dos novos estudantes iniciou-se com a matrícula no Student-Hub, seguida por pontos de esclarecimento sobre os Serviços de Ação Social da UC (SASUC), assim como o Banco Santander. As bancas das diversas estruturas da Associação Académica de Coimbra (AAC) foram o último ponto de passagem do circuito organizado.

 A organização contou com mais de cinquenta estudantes voluntários, que acompanhavam os recém-chegados. Maria Rocha, estudante de Química e voluntária, explica que em preparação ocorreram formações relativas a falar em público e ‘design thinking’, assim como atividades de team building. A colega voluntária, Inês Silva, ressalta a importância dos mesmos e afirma que “ajudou ao nível da dinâmica da equipa”.

A presidente do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da AAC, Madalena Santos comenta que “as pessoas não estão a conseguir chegar aqui” e denota falhas de comunicação. “Gostava que se pudesse ter uma ligação mais próxima com os estudantes logo desde este dia”, lamenta. Inês Silva reconhece alguns lapsos na organização, como ordens contraditórias e problemas com a receção de emails.

Das cerca de quarenta bancas, os diversos núcleos de estudantes ocupavam a sua grande maioria. Madalena Santos acredita que a experiência é positiva para os novos estudantes. A presidente do Núcleo de Estudantes de Biologia da AAC (NEB/AAC), Mariana Pedrosa, garante que todos os estudantes com quem contactou “estão interessados e querem sempre conhecer um bocadinho mais”.

Estruturas como o Conselho Cultural da AAC também se encontravam representadas. A representante do mesmo, Disa Palma, aponta algumas dificuldades na transmissão de informação devido ao cansaço dos estudantes e movimentação na tenda. Anota também que muitos dos caloiros não foram direcionados das bancas dos núcleos para as dos restantes órgãos da casa.

Inês Silva, também membro do Coro Misto da UC, partilha que, apesar da reticência sentida nas bancas, “nos ensaios desta semana tivemos 10 pessoas novas” devido aos ‘flyers’ distribuídos. Ainda assim, tanto as presidentes de núcleo como a representante do Conselho Cultural frisam a baixa adesão em comparação com anos anteriores.

A presidente do NEB/AAC acredita que os caloiros “estão bastante motivados”. O ano letivo para os recém-matriculados inicia-se na próxima segunda-feira, 19 de setembro.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top