Desporto

Pihla Salonen da SJudo/AAC sagra-se campeã europeia de juniores

Fotografia cedida pela Secção de Judo da AAC

Judoca finlandesa vive em Coimbra desde março de 2022. Presidente da secção refere que pandemia ajudou a trazer jovem a Portugal. Por Fábio Torres

A estudante finlandesa Pihla Salonen sagrou-se campeã europeia de juniores na categoria -52 kg. O evento ocorreu em Praga entre os dias 16 e 18 de setembro. O presidente da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC), Pedro Matos, acredita que esta conquista é o “reconhecimento do trabalho da secção de judo”.

No decorrer da pandemia em 2020 e 2021, muitos países europeus cancelaram qualquer tipo de atividade física. Segundo Pedro Matos, apenas em estágios internacionais organizados pela União Europeia de Judo é que a jovem finlandesa conseguia treinar. O treinador da secção, João Neto, foi o elo entre a AAC e a atleta. “Surgiu a ideia e o convite de ela treinar em Portugal durante uns tempos”, explica o presidente da SJ/AAC.

Aquilo que era suposto ser apenas uma semana ou duas transformou-se numa estadia em terras conimbricenses sem validade de tempo. Assim, desde março de 2022 que Pihla Salonen vive em Coimbra e, a partir desde ano letivo, integra a Universidade de Coimbra como estudante de português.

No caminho para o ouro em Praga, a judoca finlandesa derrotou a romena Catana e a espanhola Soler, ambas por ippon, e nos quartos de final venceu a alemã Djeriou por wazari. As suas últimas duas adversárias foram a francesa Carvalho, que foi eliminada após um ippon, e a francesa Devictor, com um wazari logo ao início e um ippon para finalizar.

No evento esteve presente o também atleta da SJ/AAC Miguel Nery na categoria -66 kg, mas não passou da ronda inicial. Segundo Pedro Matos, o campeonato nacional de juniores em equipas, em que Pihla Salonen vai marcar presença, é o próximo torneio em que a secção de judo vai participar.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top