All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Jornadas Europeias do Património 2022 chegam a Coimbra

Arquivo

Atividades gratuitas dinamizadas por toda a cidade celebram património natural e promovem desenvolvimento sustentável. Por Ana Filipa Paz

As Jornadas Europeias do Património 2022 (JEP) arrancam hoje, 22 de setembro, a Coimbra e trazem consigo oficinas, exposições, visitas guiadas e seminários que se debruçam sobre o tema do património sustentável. As atividades decorrem por todo o país até 25 de setembro, com o intuito de alertar para as questões das alterações climáticas, da destruição ambiental e da escassez da água. Pela conservação das histórias e das tradições, dos espaços e da identidade, Coimbra convida a uma revisitação dos espaços emblemáticos da cidade. As JEP 2022 vêm promover uma reflexão global e local sobre o património sustentável e motivar a participação coletiva.

As JEP surgem da necessidade de sensibilizar o povo europeu para a celebração e preservação do Património. A iniciativa é organizada pelo Conselho da Europa e da União Europeia e abrange mais de 50 países da Europa. No mês de setembro, cada país apresenta à comunidade um programa de atividades a nível nacional, que se debruça sobre o tema em vigor nesse ano. O evento tem de ser gratuito e de estar preparado para receber todo o tipo de públicos.

Um dos objetivos do projeto é desafiar os países e respetivos participantes a descobrirem uma herança cultural, pela divulgação de espaços locais e monumentos. Coimbra responde a este repto com a dinamização de uma visita guiada pelos diferentes espaços que marcaram a passagem de José Régio pela cidade dos estudantes. Intitulada “JOSÉ RÉGIO [PRESENÇA] EM COIMBRA”, a atividade procura promover o património literário português e relembrar o autor como uma figura emblemática no panorama cultural e intelectual coimbrã.

Para além disso, as JEP concentram-se na recuperação de uma memória coletiva que se constrói através da movimentação das histórias, dos testemunhos e das vivências. “COIMBRA, UM OUTRO LUAR” é uma das propostas do programa das JEP 2022, que consiste num passeio em grupo noturno pelas ruas da Alta de Coimbra, reconhecidas como um lugar incontornável da história da cidade. A visita procura evocar a riqueza arquitetónica desta região da cidade, recordar costumes, episódios e personagens marcantes, considerados Património da Humanidade pela UNESCO. A diversidade de património, o diálogo cultural e a o reencontro com o passado são motes das Jornadas Europeias, preservados na programação feita por Coimbra.

A cultura, a educação, a arte e a memória são alguns dos temas explorados pelas Jornadas Europeias em anos anteriores. A crise climática e a degradação ambiental preocupam o mundo em 2022, pelo que as JEP 2022 introduzem a sustentabilidade, o património natural e a água como temas-chave do seu plano de atividades. O percurso organizado pelos museus da cidade, as visitas acompanhadas às “NASCENTES E CURSOS DE ÁGUA SUBTERRÂNEAS”, às “FONTES DE COIMBRA” e ao “RIO MONDEGO E ZONA RIBEIRINHA”, são alguns dos eventos apresentados no programada da cidade sobre estas temáticas. Estes tencionam salvaguardar a importância da água, enquanto produto indispensável à sobrevivência e elo simbólico entre as lendas de Coimbra, o passado religioso e o património arquitetónico.

Na arte, a água reaparece como fonte de inspiração a pintores naturalistas num percurso pelos museus da cidade. Este tema é explorado no evento Coimbra | Rede de Museus, que se associa às JEP e passa a integrar o programa. O programa conta com outros eventos, divulgados nas páginas do município. As atividades são gratuitas e implicam uma inscrição prévia obrigatória.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top