Ensino Superior

Biblioteca Geral da UC abre portas a cultura geral

Sofia Variz Pereira

Diretor da Biblioteca Geral da UC pretende que ano de 2022 termine com conclusão de 60 eventos. Atividades englobam temáticas que vão desde religião e medicina ao 25 de abril. Por Sofia Variz Pereira

A sala de São Pedro recebeu, no dia 27 de setembro, uma conferência de imprensa sobre os eventos planificados pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) para o resto do ano de 2022. O diretor da BGUC, João Manuel Monteiro, convida não só a comunidade académica a participar, mas qualquer habitante de Coimbra. 

Para o dia 21 de outubro está programado o II encontro da Rede Portuguesa de Humanidades Médicas, na Sala de São Pedro, que João Manuel Monteiro considera uma iniciativa “fora da caixa”. Trata-se de um conjunto de sessões ligados a diversos temas, que vão ocorrer ao longo do dia, cuja preocupação primordial é a saúde mental. 

Nos seguintes dias 27 e 28 de outubro vai ocorrer o colóquio nacional de Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade. Para João Manuel Monteiro, esta é a iniciativa “mais emblemática” e conta com a presença de várias instituições internacionais. O evento vai ser repartido pela sala de São Pedro, no dia 27, e pelo Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, no dia 28. 

Entre os dias 7 e 10 de novembro está marcado o encontro intitulado de “Religião e Alimentação”, onde se pretende discutir a diversidade gastronómica das “grandes crenças religiosas”. As religiões em causa são o judaísmo, o hinduísmo e o cristianismo. Cada uma, vai ter um dia para conversar acerca da sua gastronomia e o dia 10 vai ser dedicado à prática, onde cada participante vai ser servido com uma refeição no Instituto Universitário Justiça e Paz. 

Já no próximo ano de 2023 está agendado um ciclo de tertúlias mensais, de janeiro a julho, com o intuito de comemorar os 50 anos do 25 de abril, que se aproximam. As temáticas envolvidas vão servir para refletir acerca do que mudou nas últimas décadas. Assuntos como demografia, cidadania, “ser jovem em Portugal”, literatura, jornalismo, saúde mental e utopias vão ser alguns dos temas em discussão. 

João Manuel Monteiro crê que o ano de 2022 termine com a realização de 60 eventos. Quase no fim da sessão, o diretor da BGUC confessa: “estamos aqui para que Coimbra seja melhor do que foi ontem”.  

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top