Ensino Superior

A aplicação que dá a conhecer a UC através do mundo virtual

Clara Neto

Plataforma permite a visitantes percorrerem todos os espaços da UC no telemóvel ao mesmo tempo que os visitam fisicamente. Projeto “contribui para objetivo do aumento do tempo de permanência turística na cidade”. Por Clara Neto

A Universidade de Coimbra (UC) lançou hoje a plataforma UC Space of Knowledge, um mundo virtual que pretende oferecer uma experiência sem precedentes a quem visita o património do local. O evento contou com as intervenções do diretor técnico da UC Framework, Valentim Branquinho, da diretora coordenadora da direção de formação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais, do presidente da entidade regional de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e do reitor da instituição, Amílcar Falcão.

A aplicação, que se encontra disponível na ‘Apple Store’ e na ‘Play Store’, permite aos visitantes percorrerem, por meio virtual, todos os espaços da UC ao mesmo tempo que os visitam fisicamente. De acordo com Valentim Branquinho, “a plataforma é digna do património da universidade e introduz um pequeno mundo em ‘pixel art’, de forma a explorar a magia do espaço”. O projeto inclui todo o mapa da UC, semelhante a um mapa ‘Google’. “É possível fazer o ‘download’ nas lojas virtuais e fica logo disponível sem ser necessário o uso de dados móveis”, explicou o diretor técnico.

A plataforma aborda um mundo virtual onde existe interatividade de avatares, galerias de imagens, audioguias em nove línguas (incluindo a Língua Gestual Portuguesa), e as respetivas transcrições. É ainda possível, através de pequenas torres espalhadas pelo local, fazer o ‘scan’ direto do ponto de interesse procurado. Para além disso, Valentim Branquinho esclareceu que “todo o conteúdo vai ser atualizado conforme o necessário”.

“Há quem defenda que o facto de se passar à realidade virtual possa ser dissuasor das visitas turísticas presenciais”, declarou Pedro Machado. O presidente da entidade regional de Turismo Centro de Portugal discorda deste ponto de vista, ao defender que “é uma ferramenta que permite conhecer aspetos por descobrir da universidade e dos seus ecossistemas”. Assim, adiantou que a plataforma possibilita “renovar a confiança dos visitantes e retomar a esperança no crescimento da economia da cidade”.

Ana Paula Pais também partilha desta opinião, ao afirmar que “este projeto tem uma importância estratégica para cativar o turismo em Coimbra e, até, em Portugal”. Realçou que a aplicação vai possibilitar “valorizar os territórios das comunidades e potenciar a propagação de conhecimento, além de captar os mais jovens – um atrativo lúdico”. Amilcar Falcão mecionou a plataforma UCStudent como “exemplo deste caminho para a construção de uma via online”. O reitor da UC terminou por esclarecer que “o facto do projeto ser digitalizado não retira nada ao património, pelo contrário, suscita a curiosidade, e contribui para o objetivo do aumento do tempo de permanência turística na cidade”.

A aplicação disponibiliza seis coleções de ficheiros sobre locais a visitar, com diferentes rotas turísticas, tais como a Capela de São Miguel, a Rua Larga, o Pátio das Escolas, o Jardim Botânico e o Aqueduto de S.Sebastião, o Palácio Real e a Biblioteca Joanina, e a Prisão Académica. O UC Space of Knowledge vai estar disponível na bilheteira do Núcleo de Turismo (localizada no Colégio de Jesus), assim como nos locais emblemáticos da UC, onde os visitantes vão poder descarregar a aplicação através de um ‘QR Code’. Depois da sua instalação, o utilizador tem apenas de escolher um avatar para o representar no mundo virtual e dar início à visita pelo património da universidade.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top