Cidade

Semana Europeia da Primavera do Teste VIH e Hepatites conta com iniciativas em Coimbra

Fotografia cedida pela Associação Existências

Associação Existências realiza campanhas de rastreio. Principal objetivo é “chegar mais perto das pessoas”, segundo técnica da associação. Por Beatriz Jales

A Semana Europeia da Primavera do Teste VIH e Hepatites 2022 inicia-se hoje e prolonga-se até ao dia 23 de maio. A iniciativa, que promove a realização de rastreio ao VIH e às hepatites virais (B e C) por meio de testagens, é um projeto da HIV in Europe em conjunto com centenas de instituições europeias. Entre os colaboradores está a Associação Existências de Coimbra.

Este rastreio é feito de forma gratuita, anónima e confidencial. O foco é atingir as populações com mais “dificuldades no acesso” e as que “não realizam rastreios por acharem que não correm riscos”, explica Maria Lobo, técnica da Associação Existências. A colaboradora ressalta também que a associação está aberta e a realizar testes todos os dias úteis a qualquer pessoa que os procure.

Neste tipo de infeção o rastreio precoce é, segundo Maria Lobo, “fundamental”, pois estas “podem estar silenciosas no organismo”. A testagem e a descoberta da infeção devem acontecer o mais cedo possível, não só por a pessoa portadora poder, assim, começar a usar tratamentos muito eficazes que permitem uma vida com qualidade mais cedo, mas também para que a transmissão seja interrompida.

Para a técnica, projetos como este são importantes, visto que, apesar de os índices de testes estarem a aumentar, ainda existe “constrangimento e receio do que os outros possam pensar” por parte da população. Nesse sentido, Maria Lobo também esclarece que a iniciativa visa “chegar mais perto das pessoas”, divulgar, informar e fazer com que não tenham medo de “fazer o teste ou recorrer às organizações”.

To Top