All for Joomla All for Webmasters
Cidade

O papel das instituições académicas na democracia

Fotografia cedidas por José Farinha / Parlamento Europeu

Debate na plataforma itinerante liga associativismo e União Europeia. Projeto permite aos cidadãos conhecer trabalho do Parlamento de Bruxelas. Por Clara Neto

A iniciativa “Parlamento Europeu à Sua Porta” chegou esta semana a Coimbra e teve lugar entre os dias 9 e 11 de maio. O plano, concretizado no espaço da Praça da República, deu-se por terminado no dia de hoje com diversas atividades nas quais esteve incluída uma “Conversa Aberta: Mobilização e participação cívica”. 

Enquanto oradores, o debate contou com a presença do presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Caseiro, e da vogal da direção do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Ana Rita Pereira. A moderação ficou à responsabilidade do diretor do Jornal Universitário de Coimbra, Tomás Barros, e do coordenador do departamento de informação da Rádio Universidade de Coimbra, Gonçalo Pina.

João Caseiro acredita que a integração da União Europeia (UE) no associativismo é um fator que “beneficia o contacto com estudantes nacionais e internacionais”. O presidente da DG/AAC evoca o passado histórico da casa e reconhece que, à conta dos movimentos académicos das décadas de 60 e 70, “vive-se neste momento uma democracia que aparenta segurança”. Assim, diz ter consciência de que “aquilo que a Associação representa é também um contributo essencial para a manutenção da democracia”.

Dentro do tema, Ana Rita Pereira declara que “está na génese do associativismo europeu a parceria coesa com a UE”. A vogal afirma que o CNJ tem um forte papel no reforço do lugar dos jovens na democracia por serem uma “plataforma que dá voz às instituições juvenis de âmbito nacional”.  Neste sentido, diz que o organismo é  “defensor de diversas causas e reivindicações” que pretende levar aos órgãos de ação política.

Em relação ao envolvimento dos estudantes do programa ERASMUS+ na AAC, João Caseiro diz que é “a obrigação da Direção Geral da casa informar os alunos que chegam a Coimbra das atividades em que se podem inserir”. Revela ainda que estão a trabalhar com a Erasmus Student Network para desenvolver um plano onde “os universitários internacionais possam encontrar o que fazer dentro da Associação”. 

O projeto “Parlamento Europeu à Sua Porta” é uma estrutura modular itinerante que passa entre abril e junho por sete cidades portuguesas, nas quais se incluem Vila Real, Viseu, Coimbra, Évora, Braga, Porto e Portimão. O projeto-piloto europeu permite aos cidadãos a possibilidade de conhecerem o trabalho do Parlamento Europeu, de interagirem com os eurodeputados e de fazerem ouvir a sua voz.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top