All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Eleições para estruturas da AAC envolvidas em polémica online

Joana Carvalho

Eleições para o NED/AAC marcadas por publicações anónimas. Presidente do CF/AAC critica denuncias realizadas através do ‘Instagram’. Por Sofia Ramos

A segunda volta das eleições para o Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC) teve lugar no dia 16 de maio. Este ato eleitoral foi marcado pela publicação e partilha de alegadas conversas entre membros da lista M – Mudar a Casa e o administrador da Direção-Geral da AAC (DG/AAC). O teor das conversas publicadas na rede social ‘Instagram’ englobava a oferta de bens em troca de votos para o projeto em questão.

O presidente do Conselho Fiscal da AAC (CF/AAC), Luís Carvalho, critica as publicações realizadas e afirma que as mesmas são  “um atentado a um processo eleitoral normal”. Alerta que a natureza anónima das publicações e o “envolvimento de várias pessoas ligadas aos órgãos da casa” pode vir a “danificar a imagem da AAC”.

Em relação às críticas apresentadas à ação do CF/AAC nestas publicações, Luís Carvalho acredita que “são uma falta de respeito” para com os membros do órgão. Ressalva o trabalho da equipa e atesta que estes abdicaram da vida pessoal “para manter a idoneidade e transparência do processo”. 

“Um caso destes pode simplesmente ser remetido para a Comissão Disciplinar da Associação Académica de Coimbra (CD/AAC)”, explica o presidente. Destaca que o CF/AAC “não tem que investigar”, pois a sua ação é posterior à abertura de processo e investigação por parte da CD/AAC. Relembra ainda que a denúncia pode ser anónima, segundo o artigo 37º dos Estatutos da AAC. No entanto, o dirigente associativo acredita que esta situação “é difícil de apurar a nível processual”, pelas circunstâncias da mesma. 

Luís Carvalho considera ainda que “há que ser homenzinho, por os problemas na mesa e resolvê-los”. O presidente apela que se recorra aos órgãos adequados para que as situações possam ser resolvidas “de uma forma mais idónea e mais correta”. 

O presidente da CD/AAC, Sergio Martins, foi contactado, no entanto não teve disponibilidade para prestar declarações. O Jornal A Cabra tentou também entrar em contacto com o administrador da DG/AAC, assim como o candidato à presidência pela lista M, Rodrigo Cabral, no entanto não obteve resposta.

Em atualização

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top