All for Joomla All for Webmasters
Cultura

DJs, Luzes e muita Dança marcaram noite no Palco Secundário

Ana Filipa Paz

Estudantes dançaram noite dentro no Palco Secundário da QF’22. Música eletrónica chamou estudantes de todo país e fez-se ecoar pelo recinto na quinta noite de festa académica. Por Ana Filipa Paz

A Queima das Fitas de Coimbra 2022 (QF’22) traz ao Palco Secundário quatro novos artistas, nacionais e internacionais. Os estudantes juntaram-se à medida que a noite avança. O recinto recebeu Rui Pinto, FreakJ, Frank Maurel e Matt Sassari com concertos vibrantes e um público que nunca parou de dançar. Os nomes dos convidados são conhecidos entre o público e, à medida que a noite se adentra, cada vez mais estudantes são atraídos.

O DJ Rui Pinto é o primeiro a atuar para uma plateia que, embora pequena no princípio, crescia música após música. As batidas eletrónicas produzidas pelo artista ecoaram pelo recinto e tiraram os estudantes do chão. As luzes acompanharam o ritmo das cabeças e dos braços do público.

Vários estudantes de todo o país se reúnem na festa académica de Coimbra para celebrar os anos universitários e, segundo Tiago Nogueira, da Universidade de Aveiro, “ouvir boa música”. O estudante “salta entre palcos” para assistir aos seus artistas de eleição.

FreakJ seguiu-se, agora com mais pessoas a assistir. Sofia Romanenko, aluna da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), reconhece que “quando os concertos do palco principal terminam, os jardins do palco secundário se enchem”. O DJ publicou, em março de 2022, uma compilação de músicas de artistas diferentes, intitulada “Less War More Dance”, no sentido de se manifestar contra a guerra na Ucrânia. O público fez jus ao apelo de FreakJ e nunca parou de dançar. Beatriz Silva, estudante da Escola Superior de Educação de Coimbra, regista que “adora o ambiente do concerto por ser muito mais tranquilo e ter menos gente em relação aos outros palcos”. A estudante, tal como Sofia Romanenko, já conhecia o artista.  

Ana Filipa Paz

O palco acolheu ainda Frank Maurel, artista convidado a participar no Neopop Festival durante o mês de agosto, em Viana do Castelo. O DJ causou impacto no público, como registam Ricardo Morais, aluno da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, e Leonor Dinis, aluna da Faculdade de Direito da UC, que, apesar não ouvirem música tecno, ficaram “surpreendidos pela positiva com o concerto, por ser capaz de fazer o público sentir a música com muita intensidade”.

O Palco Secundário encerrou com a presença do DJ francês Matt Sassari, o primeiro e único artista internacional a atuar esta noite. Com os jardins cheios, a energia do concerto de Matt Sassari ressuou pelo recinto e perdurou até de madrugada. O artista, depois de passar por Coimbra, vai atuar na Alemanha e em Espanha. Com o maior reconhecimento entre os DJs que atuaram, o nome do DJ francês marca a edição da Queima das Fitas de Coimbra 2022.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top