Sem categoria

unFake You: Nota de intenções

Durante o mês de abril, o Centro de Informática da Associação Académica de Coimbra (CIAAC) e a Secção de Jornalismo da AAC (SJ/AAC), em conjunto com outras estruturas da AAC, vão realizar um conjunto de iniciativas de forma a consciencializar a comunidade em relação à desinformação online, nomeadamente ao nível das fake news e das redes sociais. Acreditamos que a nossa participação em prol desta causa é relevante para tornar o mundo um pouco melhor. Assim surge o projeto unFake You.

A desinformação é um fenómeno social crescente. A RTP referiu em 2021 que a desinformação aumentou em 50% desde 2020. A Comissão Europeia constata que disseminação deste fenómeno se demonstra uma ameaça para democracias, cria polarização de debates e mete os cidadãos europeus em risco em questões como a segurança, saúde ou ambiente. No entanto, esta problemática não existe só na União Europeia. A ONU referiu que um dos maiores obstáculos para travar a pandemia se deveu à desinformação [3]. Em 2020 a mesma organização admitiu a relevância do combate a fake news com o lançamento de uma campanha para o efeito [4].

Segue a página do CIAAC e da SJ/AAC ao longo deste mês e ajuda-nos a aumentar o alcance das iniciativas que vamos fazer. Todas elas serão completamente gratuitas e abertas à comunidade! A liberdade de procurar, receber e difundir informação é um direito civil e político. Respeitar esse direito é lutar por uma maior justiça social. A inclusão digital e informativa são, então, premissas fundamentais para que vidas possam ser salvas e para que a sociedade se torne cada vez mais sustentável. Faz a diferença: ajuda-nos a fazer a diferença!

[1] Dados Contados: desinformação aumentou 50% – https://www.rtp.pt/noticias/mundo/dados-contados-desinformacao-aumentou-50_es1358164

[2] Comissão Europeia – https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/online-disinformation

[3] Organização das Nações Unidas – https://news.un.org/pt/story/2022/03/1784042

[4] Organização das Nações Unidas – https://news.un.org/pt/story/2020/07/1719102


Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top