Desporto

Judo da AAC conquista três medalhas em competição internacional

Fotografia cedida por Gustavo Andrade

Ouro, prata e bronze para atletas juniores na prova de seniores. Participação serviu como oportunidade para ganhar experiência competitiva. Por Alexandra Guimarães

Três atletas da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) marcaram presença na Super Copa de Marín, em Espanha, nos dias 2 e 3 de abril. A Académica trouxe desta prova três medalhas: ouro para Beatriz Moreira na categoria de -78 kg, prata para Miguel Nery nos -66 kg e bronze para Teresa Santos nos -57 kg.

Embora se tratasse de uma competição do escalão de seniores, estes atletas juniores “já tinham resultados firmados no seu escalão e participam com regularidade nos torneios do ‘ranking’ internacional de juniores”, assegura Gustavo Andrade, membro da direção da SJ/AAC. Saber enfrentar a diferença de escalões “faz parte do trabalho e da preparação e é uma realidade a que já estão habituados”, acrescenta.

Apesar de os judocas terem competido com atletas mais velhos e experientes, Gustavo Andrade fala em “ótimos resultados que alcançaram as expectativas”. No seu entender, “estes títulos refletem o bom trabalho que os desportistas e a equipa técnica têm feito”.

Quanto à preparação, o dirigente da SJ/AAC conta que é “um trabalho contínuo, visto que os atletas têm estado, nos últimos tempos, inseridos em provas nacionais e internacionais”. A prova foi também “um complemento do treino, porque serviu de preparação para as futuras”. Gustavo Andrade sublinha ainda que esta vitória “não só permite aos judocas melhorarem os índices físicos, como também os de confiança”.

O membro da direção da SJ/AAC considera que “o objetivo desta participação era os atletas ganharem experiência, visto que tiveram a oportunidade de contactar com adversários de outras realidades”. Gustavo Andrade conclui que “este é um torneio internacional bastante competitivo”, que obrigou os judocas a “sair da zona de conforto”.

Os atletas da Académica que participaram na Super Copa de Marín foram acompanhados por dois selecionadores nacionais, Marco Morais e António Saraiva.

To Top