Ciência & Tecnologia

Dia Mundial da Saúde por vias sustentáveis

D.R.

Politécnico de Coimbra celebra data com sessão de palestras. Debate-se relação entre ambiente e bem-estar. Por Sofia Ramos

Na próxima quinta-feira, sete de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) assinala a data com a XII edição do Seminário Educação pelos Pares. Com o tema “Health Promotion for Well-being, Equity and Sustainable Development”, o evento visa relacionar as áreas da saúde e sustentabilidade.

Segundo a coordenadora do Projeto Educação pelos Pares da ESTeSC-IPC, Ana Paula Amaral, o Seminário surgiu para que os estudantes “pudessem contribuir no âmbito da educação para a saúde dos seus pares”. A coordenadora explica que “as diretrizes para cada ano resultam do que os estudantes acham prioritário” e que o papel dos docentes é de “formação”.

As edições prévias do projeto abordaram temas variados, desde a integração dos alunos do primeiro ano, vida saudável, e até questões associadas à violência no namoro e identidade de género. Ana Paula Amaral frisa o sucesso das atividades desenvolvidas, que permitiram, por exemplo, a criação de uma linha telefónica interpares.

A coordenadora comenta que “sem um planeta saudável, não há pessoas saudáveis”. Continua ao dizer que “a Organização Mundial de Saúde calcula que, a cada ano, ocorrem mais de 13 milhões de mortes por causas ambientais evitáveis”. Por fim, Ana Paula Amaral  adiciona que “a crise climática constitui a maior ameaça à saúde com que a humanidade já se confrontou”.

O mote da Organização Mundial de Saúde, “O nosso planeta, a nossa saude”, dá tema ao painel principal da edição, moderado por João Pedro Pimentel, diretor do departamento de Saúde Pública da ARS Centro. A coordenadora relembra a importância deste debate e salienta problemáticas como “a pandemia, a poluição e o aumento de doenças como o cancro, a asma e as doenças cardiovasculare”.

A primeira palestra, dedicada à promoção da saúde e bem-estar, tem como apresentador o presidente da Health Promotion Section da European Public Health Association, Luís Saboga Nunes. De seguida, o presidente do Conselho Nacional de Ecologia e Promoção da Saúde da Ordem dos Médicos, Lúcio Meneses de Almeida, vai abordar a relação entre saúde e sustentabilidade.

O dia termina com o tópico da equidade na saúde, abordado pelo investigador do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território, Miguel Padeiro. O evento é aberto ao público e realiza-se amanhã no anfiteatro Cristina Girão da ESTeSC-IPC, pelas 15h00.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top