Ciência & Tecnologia

CoimbraShopping é palco do ciclo de exposições “O que se investiga na UC?”

Raquel Lucas

Evento conta com participação de 14 centros de investigação da universidade. Finalidade é trazer informação de dentro para fora da instituição. Por Beatriz Jales e Raquel Lucas

“O que se investiga na Universidade de Coimbra?” é o nome do novo ciclo de exposições que teve início esta sexta-feira, dia 8, às 15h30 no CoimbraShopping. A iniciativa permanece até novembro e surge no âmbito da comemoração dos 20 anos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iiiUC).

Esta é a edição inaugural do evento, que está dividido em sete exposições diferentes e conta com a participação de 14 dos 38 centros de investigação da UC. A primeira exibição decorre de 8 a 21 de abril e é apresentada pelo Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) e pelo Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF).

Raquel Lucas

O principal objetivo das exposições é apresentar e divulgar à comunidade os projetos por parte das várias Unidades de Investigação e Desenvolvimento da UC. De acordo com Cláudia Cavadas, vice-reitora para a Investigação e 3º ciclo, e diretora do iiiUC, “é importante trazer a informação que se encontra dentro da instituição para fora da mesma”. A vice-reitora acredita que a iniciativa não só traz benefícios para o público, como também para as equipas de pesquisa e a própria universidade, já que incentiva os envolvidos a desenvolver uma linguagem acessível para um público “leigo”.

A coordenadora da comunicação de ciência do iiiUC, Ana Santos Carvalho, encara a iniciativa como uma “forma de mostrar o quão fantástica a ciência é e o quão próxima pode estar do público”, dado que os projetos e a investigação em causa são, na sua maioria, científicos. Ana Santos Carvalho demonstra-se positiva no que toca à adesão do evento e convida toda a população de Coimbra a conhecer melhor as exposições, pois “o que está por detrás de toda a civilização provém de projetos com impacto direto na comunidade”.

Raquel Lucas

O propósito da localização “atípica” do ciclo de exposições é “fazer com que as pessoas sejam confrontadas” com a investigação, esclarece Cláudia Cavadas. Ainda a respeito do local que abriga o projeto, a coordenadora da comunicação de ciência do iiiUC comenta que tem como finalidade estar “próximo à população”, além de ser uma “boa forma de sair das paredes da UC”, para “estar junto aos cidadãos de Coimbra”.

A inauguração de hoje contou ainda com a participação de Hermínio Sousa, diretor do CIEPQPF, Ana Luísa Alves, gestora de Ciência e responsável da exposição por parte do CEAACP e Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping.

To Top