Cidade

Casa da Esquina recebe Mercado de Trocas

Fotografia cedida por Filipa Alves

Projeto utiliza moeda solidária para realização de câmbio de bens. Crianças e jovens são público-alvo da iniciativa. Por Sofia Variz Pereira

A Casa da Esquina vai receber, amanhã, dia 2 de abril, das 14h30 às 17h30, a 30ª edição do Mercado de Trocas para Crianças e Jovens, no sentido de comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil. O projeto parte de uma iniciativa entre a Casa da Esquina, a Biblioteca Municipal e o Centro de Estudos Sociais, bem como outras entidades e pessoas voluntárias.

A atividade tem como objetivo a troca de bens e cada criança deve levar um objeto que já não usa para receber “dez jardins”, uma “moeda solidária que só existe no mercado”, explicou Filipa Alves, responsável da Casa da Esquina. Com estas moedas, as crianças podem comprar e vender os seus bens, de forma a serem elas a gerir “o dinheiro e as suas transações”, acrescentou.

No que toca à ideia do mercado, a responsável referiu que é uma “espécie de democratização do acesso aos bens”. Segundo Filipa Alves, a moeda não é uma forma de promover a compra e venda dos produtos, mas sim “para incentivar a partilha”. Além disso, espera que a “economia solidária possa voltar-se para uma alternativa económica, não só para as crianças, mas também para os adultos”.

O que se pretende também com o projeto é que “os brinquedos que vão ter ao mercado estejam em bom estado para outras crianças poderem brincar”, informou a responsável da Casa da Esquina. O evento é aberto ao público, mas pede-se a inscrição prévia através de um formulário que está exposto via online.

To Top