All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Biblioteca Geral da UC acolhe “A Mais Breve História da Rússia”

Eduardo Neves

Discussão sobre situação russa na Europa foi preponderante. Autor realça que deixa livro com um olhar no futuro. Por Eduardo Neves

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra recebeu hoje a apresentação do livro “A Mais Breve História da Rússia”. No dia em que o presidente da Ucrânia falou no Parlamento, o autor José Milhazes dá a conhecer a sua mais recente obra sobre a Rússia, um país “que se encontra na ordem do dia”. O evento teve lugar na Sala São Pedro, pelas 18 horas.

Para introduzir o autor e a obra discursou Vanda Dias, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na área de Estudos Europeus. Elogia o autor que “conseguiu condensar 2 milénios em cerca de 300 páginas” com uma “mestria assinalável”. O livro descreve a formação da identidade russa face à Europa ocidental, ao finalizar na atual federação, afirma a professora. Para terminar, Vanda Dias salienta a influência portuguesa na história russa, também contemplada no livro.

José Milhazes inicia o discurso ao garantir que a obra estava já pronta em 2020 e que planeava lançá-la no final do ambiente pandémico. Lamentou o lançamento coincidir com “este desastre que agora se assiste”. O autor explica que a obra é “breve no seu sentido literal”, mas que é um “pontapé de saída” para uma leitura mais aprofundada, ao contar com uma bibliografia extensa para posterior investigação.

O discurso do escritor ficou também marcado pela atualidade, em especial o estado político russo e a invasão da Ucrânia. Começa por descrever a Rússia como uma “anti utopia” com “ideais arcaicos” e um país que “podia ter sido democratizado”. É com um olhar no futuro que o autor deixa este livro “para as pessoas pensarem”.

Seguiu-se uma ronda de perguntas por parte do público, focadas na situação europeia atual e nas suas quatro décadas passadas na Rússia. A sessão finalizou antes da hora, que estava prevista às 20 horas, já que o autor tinha compromissos televisivos, como explicou o moderador.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top