Ensino Superior

UC anuncia verba extra para AAC em Tomada de Posse dos conselhos intermédios e órgãos fiscalizadores

Fábio Torres

Presidente do Conselho Fiscal tem como prioridade a exoneração da DG/AAC e marcação de novas eleições. Vice-reitor promete mais 50 mil euros para Associação Académica. Por Fábio Torres

A Tomada de Posse do Conselho Fiscal da Associação Académica de Coimbra (CF/AAC), da Comissão Disciplinar (CD/AAC), do Conselho Internúcleos (CIN/AAC) e do Conselho Cultural (CC/AAC) decorreu ontem, dia 22 de março. O evento ocorreu no Auditório da Subunidade 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). O vice-reitor de Finanças e Recursos Humanos, Luís Neves, marcou presença em nome do reitor, Amílcar Falcão, e anunciou a atribuição de uma verba extraordinária de 50 mil euros à AAC, não obstante do contrato programa anual.

Conselho Fiscal

Laurindo Frias cessou funções enquanto presidente do Conselho Fiscal daquilo que considera ser uma casa histórica que marcou o panorama nacional. O também estudante da FMUC esteve nos últimos anos em diferentes Direções-Gerais (DG/AAC) e reforçou que é altura das novas gerações: “os slogans mudaram e a Académica mudou”.

Para o novo Presidente do CF/AAC, Luís Carvalho, “o primeiro passo é reunir, pôr a equipa em funcionamento e decidir sobre a exoneração da DG/AAC para poder convocar eleições”. Luís Carvalho, também estudante na Faculdade de Letras da UC, reconhece que se vivem “tempos conturbados dentro da AAC”, mas tenciona “fazer os possíveis para que a casa prossiga o seu trabalho”.

Comissão Disciplinar

Sérgio Martins, estudante da Licenciatura de Economia, substitui assim Vítor Parada, que esteve no cargo desde maio do ano passado. No último discurso enquanto presidente da CD/AAC, o também estudante de Geografia acredita ter conseguido acordar um órgão adormecido, junto com uma equipa que, segundo ele, nunca procurou protagonismos. Vítor Parada finalizou com agradecimentos à família e aos amigos.

O novo presidente da CD/AAC agradece “todo o trabalho que foi feito pela comissão anterior”. Segundo Sérgio Martins, “o primeiro passo vai ser reunir com toda a equipa e pegar no que temos em mão”. O estudante da Faculdade de Economia da UC tenciona “analisar a melhor estratégia e começar a trabalhar nos processos que estão em aberto”.

Conselho Cultural

No Conselho Cultural, César Sousa, estudante do quarto ano em Direito, foi eleito secretário-geral. Segundo o estudante da Faculdade de Direito da UC, o CC/AAC tem como objetivo “executar as decisões tomadas em assembleias de secções culturais”, que acontecem, “pelo menos, uma vez por mês”. Outras tarefas para o Conselho Cultural incluem a “busca por financiamento” e a “promoção da captação de novos associados”, sublinhou César Sousa.

O primeiro passo para este conselho é “resolver a situação do banco”, pois “há dois mandatos que o CC/AAC não consegue aceder às contas e distribuir as verbas para as secções culturais”, refere o secretário-geral. O estudante de Direito considera também que há “um problema de espaço insuficiente para a execução de atividades” na AAC. Por fim, César Sousa acredita que “a Queima das Fitas tem sido pautada por uma descaracterização”, pelo que tencionam “aumentar a componente da cultura académica que a caracteriza”.

Conselho Internúcleos e Conselho Desportivo

No Conselho Internúcleos, tomou posse como tesoureira Carolina Duarte, do Núcleo de Geociências da AAC. Ao contrário do Conselho Cultural e do Conselho Desportivo, o secretário-geral do CIN/AAC provém da DG/AAC, por meio do Pelouro de Pedagogia. Já no Conselho Desportivo, João Pereira, da Secção de Radiomodelismo, é, a partir de agora, o secretário-geral do CD/AAC. Por incapacidade dos eleitos, não houve uma cerimónia formal de Tomada de Posse.

Considerações finais

O vice-reitor de Finanças e Recursos Humanos, Luís Neves, relembrou, no seu discurso, o presidente da DG/AAC, Cesário Silva. Deixou uma reflexão sobre a efemeridade da vida para os presentes reforçando que, “hoje, estamos cá e amanhã já não”. Com todos os discursos e assinaturas feitas, o presidente da MAM/AAC, Daniel Tadeu, deu por encerrada a Tomada de Posse.

To Top