Cultura

Teatrão apresenta oferta cultural inclusiva em Coimbra

Fotografia cedida por Sofia Coelho

Estreia da peça pretende transmitir visão desprendida e poética em palco. Todas as sessões contam com audiodescrição. Por Sara Sousa

Nos dias 25, 26 e 27 de março, o Teatrão vai estrear o espetáculo “O que é invisível”. A criação é a primeira de três iniciativas e está inserida na programação do projeto A MEU VER, desenvolvida em colaboração com a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal-Coimbra (ACAPO – Coimbra).

“Tentou-se trazer uma visão desprendida, despreocupada, e até bem mais poética para o espetáculo”, explica Telmo Ferreira, professor e co-encenador da peça. Na sua perspetiva, a encenação é uma “espécie de visita guiada pelo olhar dos participantes” . Um dos objetivos principais durante os ensaios é “deixar que essa visão descontraída assuma o controlo das sessões”, complementa.

Para Telmo Ferreira, é “imprescindível que todas as sessões tenham audiodescrição, visto que se está a trabalhar com público cego, assim como parte do elenco”. Segundo o professor, “o espetáculo está construído para a acessibilidade, mas também para a representatividade do público cego em palco”.  O co-encenador realça que “é um grande contributo para a inclusão e para a oferta artística e cultural de Coimbra e do Teatrão”.

Com o intuito de honrar os valores do projeto, a encenação fala sobre “dar um primeiro passo dentro de algo que não se conhece, desbravar o invisível e torná-lo visível”. Telmo Ferreira confessa que “espera muita adesão e, pelas projeções feitas, é possível que haja casa cheia”. Acrescenta também que conta com a presença dos “familiares e amigos dos participantes do projeto”.

O espetáculo conta com o apoio da ACAPO-Coimbra que, para além de facilitar o contacto e a comunicação com os participantes, tem ajudado nas sessões. Nos dias 25 e 26 de março a sessão é às 19h00, enquanto no dia 27 está marcada para as 17h00. Os bilhetes têm um preço único de 4 euros e podem ser adquiridos na bilheteira da OMT ou através da Ticketline.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top