All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Novo Gabinete de Apoio ao Estudante promove ponte com a comunidade

Catarina Magalhães

Parceria entre AAC e UC pretende dar resposta a problemas levantados pelos estudantes. Vice-presidente da AAC pretende alargar o projeto aos restantes polos. Por Cristiana Reis

A partir da próxima terça-feira, o Gabinete de Apoio ao Estudante da Associação Académica de Coimbra (AAC) abre portas à comunidade estudantil, no Student Hub. A sessão de apresentação do espaço decorreu esta tarde, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), onde fica o Student Hub, e contou com a presença da vice-reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade dos estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, e de João Diogo, vice-presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC). 

O principal objetivo do Gabinete é auxiliar os estudantes na resolução de dúvidas e problemas académicos, a partir de uma triagem dos serviços próprios aos quais se devem dirigir. O vice-presidente da DG/AAC destacou a cooperação entre a UC e a AAC, num “espaço de estudantes para estudantes”. João Diogo carateriza este projeto como uma “ponte alargada” a toda a comunidade estudantil, “que vai saber que tem aqui um porto seguro para a resolução de questões que, muitas vezes, não são respondidas”, como, por exemplo, bolsas, residências e apoio psicológico. 

Durante a sessão de apresentação, Cristina Albuquerque referiu que o novo espaço pode representar “um local de agregação de valores, assim como de promoção da integração de todos os estudantes”. A vice-reitora apontou que este tipo de projetos “são uma forma diferente de articulação entre a UC e os alunos” e espelham o cumprimento dos objetivos e filosofias que guiam o Student Hub. Reforçou ainda o papel da comunidade estudantil e reiterou a importância da dinamização do espaço que estava disponível. “Dinamizar é também dar corpo. A sala precisava de ser preenchida pela alma trazida pela AAC”, acrescentou. 


Numa fase inicial para a ideia do projeto, que partiu da AAC, o Gabinete seria desenvolvido em formato ‘online’. No entanto, como refere João Diogo, a equipa “considerou que esse tipo de configuração poderia trazer alguma distância face àquilo que é a realidade dos estudantes”.  O vice-presidente apontou também a necessidade de existência de um serviço de informação acerca das atividades da AAC, fora do próprio edifício, e revelou o objetivo de alargar o projeto a outros polos, “para que os estudantes se sintam cada vez mais próximos da casa”. 

Ana Beatriz Fernandes e Bernardo Ferreira, coordenadores do Gabinete de Apoio ao Estudante, estão encarregues do atendimento, numa primeira fase. “Mesmo que não consigamos resolver os problemas apresentados de forma direta, serviremos como intermediários”, referem. Os dois coordenadores revelaram que, numa fase seguinte, vão existir vagas para que participantes voluntários possam integrar o projeto, depois de uma formação acerca de todos os serviços disponibilizados pela UC e pela AAC. A UC Transforma vai ser a plataforma utilizada para divulgar as vagas para os voluntários, em data a definir. 

A apresentação do espaço contou também com a presença da Secção de Fado da AAC (SF/AAC), que encerrou a sessão com uma atuação. O Gabinete de Apoio ao Estudante da AAC está instalado na Sala do Movimento Estudantil do Student Hub e vai funcionar com periodicidade semanal, numa primeira fase, todas as terças-feiras, das 16h às 18 horas. 

Fotografia por Catarina Magalhães

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top