Ciência & Tecnologia

Dois milhões de euros atribuídos a estudo sobre idosos LGBTI+

Fotografia cedida pelo CES

Investigadora do CES premiada pela segunda vez. Projeto previsto para início do ano que vem. Por Raquel Lucas

Ana Cristina Santos, investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra é a vencedora de um financiamento de dois milhões de euros. O prémio, atribuído pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), visa desenvolver um estudo sobre a comunidade idosa lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo.  

A iniciativa, denominada “TRACE – Cidadania ‘Queer’ ao longo do tempo: envelhecimento, idadismo e políticas LGBTI+ na Europa” pretende compreender o papel da União Europeia nas políticas para a igualdade e direitos LGBTI+. O projeto, que tem uma duração de cinco anos, vai ter início em 2023 e incidir sobre Portugal, Itália, Malta, Grécia e Eslovénia. 

O que motivou a criação do estudo, de acordo com Ana Cristina Santos, foi a existência de “discriminação pela diversidade sexual e de género”.  Apontou também para a “necessidade de enquadramento da temática nas políticas e no ativismo LGBTI+”. Isto porque “existe uma grande ausência de informação, na área do envelhecimento, cruzada com esta temática”, esclarece a investigadora.  

Segundo Ana Cristina Santos, a finalidade do estudo é “registar memórias” e “entender o impacto das transformações sociais e jurídicas de cada país para a vida dos idosos na Europa do Sul”. O objetivo passa, também, por criar um maior reconhecimento para esta área de estudo e “dar esperança a todas as gerações que se perguntam se vale a pena o foco nesta questão”.

A socióloga remete ainda para a “necessidade de tornar este tema transversal a todas as áreas de intervenção”. Convicta de que “vale a pena investigar esta temática”, Ana Cristina Santos apela a quem tem interesse a “fazê-lo sem medo, pois é uma questão que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas”. 

To Top