All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Coimbra acolhe o projeto “Biblioteca da Baixa”

Clara Neto

Iniciativa abre espaço para partilha de histórias e produção de pequenos livros. Projeto é apoiado por programa de mobilidade artística europeu. Por Clara Neto.

Do dia 21 de março ao dia 8 de abril, o Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube (JACC) e o Clube UNESCO Coimbra: Arte, Património e Comunidade, abrem a Biblioteca da Baixa. A biblioteca, localizada na Rua Adelino Veiga, é um projeto de cariz de envolvimento artístico comunitário.

O público vai poder contar com a ajuda das artistas Marei Schweitzer e Joana Monteiro. A oficina da biblioteca é o espaço onde vai haver lugar para a produção de pequenos livros. Cada livro vai corresponder a uma história, e o conjunto desses contos vai ser o início da Biblioteca da Baixa.

Fotografia por Clara Neto

Marei Schweitzer, criadora alemã, admite estar “curiosa para receber e ouvir o que as pessoas têm para contar”. Revela ainda que se candidatou ao projeto i-Portunus House por procurar “viajar e conhecer pessoas e lugares novos”. Esta é uma iniciativa que pretende a mobilidade artística por toda a Europa. Foi através da sua candidatura que Marei Schweitzer conheceu José Miguel Pereira, coordenador e diretor artístico do JACC, e confessa serem “uma boa equipa”.

Foi o diretor que introduziu a artista a Coimbra e juntos pensaram no que “pode ser útil para a cidade”, destaca a artista. Foi com a inclinação da alemã para ilustração, gravura e contar histórias, que chegaram ao projeto da Biblioteca na Baixa. Admite ainda que a ideia foi “criar uma biblioteca paralela à Biblioteca Joanina, que por sua vez representasse melhor o estilo da Baixa”.

O objetivo do projeto é “oferecer uma experiência que não seja tão comercial”, clarifica Marei Schweitzer. Para além disso, a artista acrescenta que quer “preservar histórias, sendo que todas as pessoas têm vidas diferentes”. A iniciativa permite de igual forma às artistas a partilha das suas capacidades e a inovação das técnicas de criação. Marei Schweitzer diz estar curiosa e espera que “as outras pessoas também estejam”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top