Cultura

Casa das Caldeiras renova-se com oferta cultural

Eduardo Neves

Fechada em 2017, Casa das Caldeiras volta com nova oferta e novo nome. Gerente espera oferecer espetáculos todos os dias. Por Eduardo Neves

Nesta terça-feira, dia 1 de março, foi apresentado o Centro Cultural da Casa das Caldeiras no seu renovado espaço. Conhecido antes pelo seu serviço como bar, que encerrou em dezembro de 2017, esteve ao abrigo da Universidade de Coimbra (UC) durante este tempo. Neste período de cerca de quatro anos, funcionou como escritório da UC e albergador de eventos pontuais. A apresentação contou com a presença do reitor da UC, Amílcar Falcão.

O espaço já tinha sido apresentado nas redes sociais com o lema “o lugar onde a história e gastronomia se unem”. Deste modo, a Casa das Caldeiras vai voltar com serviço de bar e com um programa regular de música, na Sala do Carvão. Esta remodelação não é alheia à UC, pelo que se estabeleceu uma parceria entre ambas as entidades.

O gerente do renovado Centro Cultural, Nuno Botelho, espera construir um espaço polivalente. “Da gastronomia até à música” abre-se um local para exposições, espetáculos e teatro, garante o administrador. Nuno Botelho defende que o espaço “fala por si” e que é “impossível entrar e não ficar encantado”. Deste modo, o gerente tem confiança numa boa afluência e promete assegurar um bom atendimento aos visitantes.

A nova imagem da Casa das Caldeiras vem com o acréscimo da parte cultural, além da já conhecida parte de restauração. Na oferta cultural, Nuno Botelho espera ter espetáculos todos os dias, na sua maioria de fado de Coimbra, com foco numa maior oferta a quem visita a UC. Este foi o pensamento impulsionador da requalificação e um dos motivos para aproveitar este espaço da universidade. O administrador privilegia Coimbra por ter um estilo de música próprio visto que “poucas cidades se podem orgulhar disso”, finaliza.

Aguarda-se agora a abertura em pleno ao público, a acontecer nos próximos dias.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top