All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Café Santa Cruz recebe exposição “DEPOIS da Noite Europeia dos Investigadores”

Daniel Oliveira

Exibição organizada pela UC, CMC e Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra. Abertura oficial foi adiada para 23 de março. Por Gabriela Moore e Daniel Oliveira

A exposição fotográfica “DEPOIS da Noite Europeia dos Investigadores” vai ocorrer no Café Santa Cruz, dos dias 16 a 30 de março. A mostra contém fotografias dos principais momentos da última edição do evento “Noite Europeia dos Investigadores” (NEI), que foi realizada a 30 de setembro de 2021.

Segundo a coordenadora da comunicação de ciência do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iiiUC), Ana Santos Carvalho, a exposição é “uma boa forma de relembrar aos cidadãos de Coimbra e aos investigadores a importância da NEI”. Acrescenta que, “para além de ser um reviver da edição anterior, chama também a atenção para a próxima”.

Ana Santos Carvalho explica que a NEI “é um dos projetos para os quais a iiiUC teve financiamento europeu”. Refere ainda que a iniciativa reúne também instituições de Lisboa, Braga e Évora. O tema do evento muda a cada ano e já foram adotados vários formatos de realização da NEI, aponta a coordenadora.

A edição passada da NEI teve como tema a “ciência para o clima”. Consistiu num conjunto de programas presentes em 45 locais da Alta e Baixa de Coimbra. Ana Santos Carvalho refere que o grande objetivo foi aproximar a investigação universitária da população conimbricense.

Fotografia por Gabriela Moore

Quanto aos impactos do evento, a coordenadora da comunicação de ciência do iiiUC afirma que foi “uma oportunidade para desmistificar que a universidade está afastada da população”. Por outro lado, permitiu “promover a ciência associada ao clima que se faz na UC”, completa.

Em relação ao local escolhido para a exposição fotográfica, Ana Santos Carvalho justifica que o Café Santa Cruz “é um estabelecimento central e muito respeitado na cidade”. Sublinha que “como o objetivo é aproximar os investigadores da população de Coimbra, é um ótimo local”.

A exibição está a ser organizada pela UC, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e com apoio da Câmara Municipal de Coimbra. A inauguração oficial, que estava planeada para o dia 16 de março, foi adiada para o dia 23, às 18 horas. O adiamento deve-se às cerimónias fúnebres do presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Cesário Silva, programadas para o mesmo dia. No entanto, vai decorrer nos mesmos moldes, com a presença da vice-reitora para a Investigação, Cláudia Cavadas, e da presidente da APBC, Assunção Ataíde.

Fotografia por Daniel Oliveira

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top