Ensino Superior

UC convida estudantes para novo projeto pela sustentabilidade

Fotografia cedida por Sérgio Brito

Academia de formação vai conter nomes nacionais e internacionais. Inscrições terminam a 25 de fevereiro. Por Catarina Magalhães e Simão Moura

A nova iniciativa promovida pela Universidade de Coimbra (UC) convida estudantes pré-universitários e universitários a desenvolver projetos no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. A premissa do projeto é incutir nos membros da academia uma maior responsabilidade ambiental e promover a sustentabilidade.

A UC Challenges for Global Sustainability contempla duas fases. A primeira incluiu a UC Global Sustainability Academy, destinada a todas as equipas com inscrição válida, ao longo de quatro semanas, e a posterior submissão e avaliação dos projetos. Nesta plataforma, os participantes vão ter acesso a formações online com intervenções de especialistas na área da sustentabilidade, onde vão poder aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver o projeto. Num segundo momento, as equipas selecionadas vão poder pôr o seu plano em prática, com a ajuda de mentores, e participar num bootcamp.

As equipas devem ser constituídas entre três a cinco elementos, de forma a garantir uma “representação equilibrada de géneros”, segundo o regulamento. No que diz respeito ao ensino secundário, é aconselhado estar associado um professor da respetiva escola. As inscrições terminam no dia 25 de fevereiro e a 14 de março tem início a UC Global Sustainability Academy. Os participantes podem inscrever-se através do site

No final do concurso, vão ser selecionadas três equipas do escalão do ensino secundário e uma do escalão dos estudantes universitários. Os membros destas equipas vão receber um prémio, de momento ainda por divulgar, junto com um certificado de formação e a possibilidade de pôr em prática os seus projetos, com o apoio da UC. A mentoria e concretização dos projetos são apoiadas pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Os projetos devem responder a um dos cinco desafios relacionados com os ODS: alimentação e desperdício, alterações climáticas e água acessível, desigualdades sociais e económicas, saúde de qualidade e ‘Smart Cities’ sustentáveis. “A iniciativa UC Challenges for Global Sustainability visa educar e sensibilizar os estudantes para a importância dos ODS, ao criar também uma oportunidade de aprendizagem prática e promover a compreensão do papel que podem desempenhar na construção de um futuro mais sustentável”, frisa Cristina Albuquerque, vice-reitora, em comunicado.

To Top