All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Olimpíadas Universitárias da Bioquímica trazem estudantes de todos o país a Coimbra

Fotografia cedida por NEBIOQ/AAC

“Bioquímica para um futuro tecnológico” é o mote para a segunda edição deste evento. Três dias de atividades vão aliar as vertentes pedagógica e lúdica. Por Alexandra Guimarães

A cidade dos estudantes vai receber, entre 18 e 20 de fevereiro, as II Olimpíadas Universitárias de Bioquímica. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Estudantes de Bioquímica da Associação Académica de Coimbra (NEBIOQ/AAC) e conta com o apoio de antigos estudantes da licenciatura.

As Olimpíadas têm início ao meio-dia de sexta-feira, com uma abertura solene no Jardim Botânico. Da parte da tarde, vai ter lugar uma palestra, bem como uma prova teórica, cujas questões foram elaboradas por professores de Bioquímica da Universidade de Coimbra (UC). O dia encerra com uma febrada nos jardins da AAC.

A manhã de sábado vai contar com uma palestra. De tarde vai realizar-se a prova prática laboratorial no Departamento de Ciências da Vida, na qual os alunos vão ser avaliados por um professor da Licenciatura em Bioquímica. Para a noite, está programado um jantar de gala.

O último dia começa com uma atividade de ‘escape room’. O evento termina na parte da tarde, com a Sessão de Encerramento, na qual vai ser anunciado o vencedor das Olimpíadas. O prémio consiste no pagamento de um ano de propinas de mestrado num curso da Faculdade de Ciências da UC (FCTUC).

A edição deste ano conta com 27 participantes, provenientes de sete universidades do país. Vão estar também presentes alunos a representar a FCTUC.

Beatriz Salgado, membro da comissão organizadora, espera que este evento “mostre a UC enquanto instituição de ensino e crie boas relações com estudantes de outras universidades, de modo a fomentar o interesse por estudar em Coimbra”. A estudante ressalta um “feedback positivo” da parte dos participantes da primeira edição e espera que este ano o evento seja “igualmente bem sucedido”.

Margarida Quadros, presidente do NEBIOQ/AAC, refere que a importância desta iniciativa assenta “numa avaliação equitativa para estudantes de diferentes contextos”. A presidente destaca “a oportunidade de aprofundar os conhecimentos na área de Bioquímica, bem como de fomentar a partilha de vivências entre estudantes”. Acrescenta ainda que “o objetivo é continuar a promover este evento nos próximos anos”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top