Ensino Superior

Eleições para CF/AAC e CD/AAC mantêm abstenção elevada

Arquivo

Projeto de Luís Carvalho assume liderança do CF/AAC. Segundo contingente regista abstenção de 98 por cento. Por Joana Carvalho e Simão Moura

A Associação Académica de Coimbra (AAC) ganha hoje uma nova presidência nos seus órgãos fiscalizadores. A lista D-Direitos e Deveres assume o Conselho Fiscal da AAC (CF/AAC), pelo primeiro contingente com 84 por cento dos votos. Já a lista A – Por uma Académica com Disciplina garante a liderança da Comissão Disciplinar da AAC (CF/AAC). À semelhança de anos anteriores, a abstenção manteve-se acima dos 90 por cento.

Este ano, cada um dos órgãos contou com duas listas para o primeiro contingente. Luís Carvalho, estudante de História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), encabeçou a lista D – Direitos e Deveres, projeto que acabou por se sagrar vencedor deste ato eleitoral. O seu oponente, Nuno Coimbra, estudante de Estudos Artísticos na FLUC, e cabeça de lista do projeto Honestidade e Proximidade assegurou 16 por cento dos votos.

Para o primeiro contingente da CD/AAC, a corrida eleitoral foi disputada entre Sérgio Martins, estudante de Economia Faculdade de Economia da UC e cabeça de lista do projeto Por uma Académica com Disciplina, e Ana Margarida Mendes, estudante de Filosofia da FLUC, candidata pela lista R – Rigor na Académica. Sérgio Martins saiu vencedor destas eleições, com uma percentagem de 73 por cento, enquanto que Ana Margarida Mendes arrecadou26 por cento por cento dos votos, o que a sagra como segunda efetiva do órgão.

O segundo contingente para ambos os órgãos não foi contestado. Apenas o projeto F – Por Secções com Futuro, cuja representante é Liliana Pinho, se apresentou para o CF/AAC enquanto cara das secções da casa. Já a CD/AAC contou com a candidatura de Beatriz Almeida, estudante da Faculdade de Direito da UC, à frente da lista T – Transparência na Disciplina. Foi para este contigente que a abstenção se registou mais alta, com as taxas a rondar os 98 por cento.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top