All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Arquivo da SJ/AAC ganha nova vida online

Secção pretende disponibilizar antigos exemplares de algumas publicações. Presidente da secção realça o “grande valor cultural” do arquivo. Texto e fotografias por Eduardo Neves

Neste dia 16 de fevereiro, foi lançado pela Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC), nas redes sociais, o projeto de divulgação do seu arquivo. A iniciativa, com o nome “Este Jornal não me é estranho”, foca-se na preservação, digitalização e difusão de todo o seu registo.

Com quase quarenta anos de existência, a SJ/AAC conta com várias publicações, como o ainda ativo Jornal Universitário de Coimbra  – A Cabra, bem como edições suspensas como a Revista Via Latina, A Cábula e a Gazeta Académica. O repositório conta com quase todas as edições lançadas, bem como leques de fotos. Atualmente a SJ/AAC não possui uma sala arquivo, pelo que todo o registo é guardado na sala cedida à secção.

O presidente da SJ/AAC, Bruno Oliveira, afirma que esta ideia não é recente e que foi decisão desta direção iniciar este processo. Outras adições que foram feitas por este mandato foi a utilização de redes sociais como meio principal de partilha e a posterior compilação numa plataforma pública. O presidente garante que o sentimento de responsabilidade sobre a salvaguarda destes documentos foi dos grandes impulsionadores desta iniciativa.

Segundo Bruno Oliveira, o arquivo é extenso e tem um “grande valor cultural”, que pode ser relevante para a comunidade. Afirma que algum do conteúdo se encontra já danificado, o que torna impossível a sua ditigalização com qualidade. Isto deve-se a uma falta de boas condições da sede para uma boa preservação do registo.

A SJ/AAC procura financiamento, visto não ter ainda nenhum apoio. Esta torna-se a maior dificuldade para a realização da iniciativa, que pretende avançar mesmo com este entrave. Deste modo, a publicação do arquivo fica como promessa do mandato atual da secção de jornalismo e pode ser acompanhada através das redes sociais do projeto.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top