Ensino Superior

Antigas tradições celebradas no 57º aniversário da Secção Filatélica

Fábio Torres

Presidente da SFilatélica/AAC lamenta a perda de interesse pelo ‘hobby’. Evento serve para eleger melhores selos de 2020 e 2021. Por Fábio Torres

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (SFilatélica/AAC) celebra hoje, dia 23 de fevereiro, 57 anos. As celebrações previstas para dia 26 de fevereiro foram adiadas para 26 de março por conta da pandemia. Segundo José Cura, presidente da SFilatélica/AAC, as celebrações ocorrem no último sábado do mês de modo a coincidir com a Feira de Velharias e Colecionismo de Coimbra.

A secção, fundada em 1965, trabalha com o objetivo de divulgar a filatelia em Coimbra e em Portugal que, de acordo com José Cura, “tem perdido algum interesse”. O presidente da SFilatélica/AAC acredita que a pandemia desempenhou um papel “no afastamento de muitas pessoas”, tanto da secção como do ‘hobby’. Acredita assim que as celebrações do aniversário podem “ajudar na aproximação das pessoas”. Acrescenta ainda que o trabalho da Direção-Geral da AAC tem sido “positivo” para com a secção.

Para José Cura, o fascínio pelos selos nasce da perceção de que “aqueles objetos têm uma história associada”. O presidente acrescenta que a investigação destes selos permite “uma viagem pela história de um país, das suas personalidades ou dos seus momentos e tradições”. No seu caso, ganhou o gosto através de familiares. Após a entrada na secção, “o interesse pela filatelia evoluiu”.

As celebrações começam, segundo José Cura, na manhã de 26 de março com “uma tradicional visita à Feira na baixa”. De tarde, “o convívio filatélico continua na sala da secção”, onde a SFilatélica/AAC vai eleger o selo e bloco mais bonitos e também os melhores carimbos comemorativos de 2020 e 2021. O evento é aberto a todos que queiram participar.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top