All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

UC Teacher vence prémio de melhor projeto no setor da educação em Portugal

Fotografia cedida por Rui Marques Simões

Projeto da UC disputou o prémio com a estação televisiva SIC. Estudantes da universidade partilham a sua opinião acerca da plataforma. Por Clara Neto e Sara Sousa

Realizou-se na passada terça-feira, dia 14, a cerimónia dos Portugal Digital Awards, evento em que a Universidade de Coimbra (UC) saiu vencedora na categoria de Best Education Project com a plataforma académica online UC Teacher. O prémio foi atribuído no Casino Estoril e recebido por Luís Neves, vice-reitor da UC, e pelo diretor técnico da UC Framework, Valentim Branquinho.

O evento, que contou com o apoio da IDC Portugal e da Axians, tem como intuito a premiação dos projetos que se destacam a nível da transformação digital de organizações nacionais. Para além de se ter sobressaído entre as mais de 300 candidaturas submetidas este ano, o projeto da UC disputou o prémio com a estação televisiva SIC e com a Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que também foram nomeadas para a categoria.

Luís Neves, ao receber o galardão, explica que o projeto “foi desenvolvido a partir do zero, num curto espaço de tempo”. Acrescenta também que já “há 731 anos que a UC se adapta ao seu tempo” e mostra-se grato pelo reconhecimento público. 

A plataforma digital UC Teacher, em parceria com o sistema académico Nónio, é capaz de disponibilizar salas virtuais onde se torna possível a realização de aulas à distância. Além disso, providencia os sumários de cada lição, ajuda na gestão das presenças e ainda apresenta diversas funcionalidades de acompanhamento dos estudantes. Exemplo disto são a facultação de materiais de apoio, conteúdos gravados, grupos de conversação, entre outras.

O projeto premiado foi lançado no início do ano letivo 2020/21, como resposta à pandemia da Covid-19, que fez com que o ensino presencial se tornasse remoto. O reitor da Universidade, Amílcar Falcão, afirma que “a UC Teacher é muito mais que uma ferramenta para fazer face à instabilidade resultante da situação pandémica”. “É um salto na digitalização da UC que vai ficar para o futuro” esclarece. Também com o objetivo de permitir uma maior proximidade entre docentes e estudantes, a sua utilização é suportada em computador, tablet ou telemóvel, e tem duas versões: UC Teacher, para docentes, e UC Student, para estudantes.

Amílcar Falcão afirma que “esta distinção é o reconhecimento de uma grande aposta da UC que, perante uma circunstância adversa, soube procurar soluções”. No período de um ano, a plataforma registou cerca de 40 mil reuniões virtuais e 30 mil utilizadores ativos, ao mesmo tempo que gerou 400 ‘terabyte’ de tráfego de áudio e de vídeo. O reitor da UC acrescenta ainda, acerca da iniciativa, que conseguiram “transformar a dificuldade numa oportunidade”.

Em entrevista a alguns estudantes da UC, as opiniões dividem-se. Enquanto uns acham a plataforma merecedora do prémio, outros discordam. José Henrique, estudante de Direito, confessa que “a UC Teacher tinha muito potencial, mas apresentou no início falhas técnicas”. Já Nuno Alves, discente de Línguas Modernas, reconhece que “embora ao início tivesse alguns problemas, no geral cumpriu com as necessidades da altura”. 

Por sua vez, Ana Isabel Graça, aluna do primeiro ano da Faculdade de Letras, afirma que a plataforma “está muito bem concebida e atinge os objetivos previstos, através da junção de todos os meios necessários para um estudante se organizar”. Nuno Alves conclui ainda que fica “feliz pelo facto de que a universidade onde estuda tenha criado uma plataforma que ganhou um prémio, até porque foi criada por membros da universidade”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top