All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Situação pandémica muda rumo de festividades de final de ano em Coimbra

Sofia Puglielli

Eventos que ocorreriam de forma presencial passaram para ‘online’ dada a situação pandémica. Medida procura diminuir novos casos de COVID-19. Por Luiz Carlos Cavalini e Beatriz Jales

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) decidiu cancelar os eventos presenciais de final de ano, dado o alto contágio por COVID-19, além do aparecimento da nova variante Ómicron. Agora, as apresentações de Quinta do Bill, Dj Pedro Carrilho e Dj Rui Tomé vão ser realizadas de forma remota, a partir do Convento São Francisco. 

O valor estimado para a comemoração, que outrora se realizaria na Baixa de Coimbra, foi de 180 mil euros. No entanto, com a mudança para o formato digital, o valor foi reduzido para 42.705,60 euros, segundo o comunicado de imprensa. Dessa forma, o restante do valor que seria destinado para a festividade vai ser utilizado para melhorias na rede de transportes da cidade de Coimbra.

Joana Coelho, estudante de Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), não tinha conhecimento das festividades que seriam realizadas em Coimbra, mas sente-se “triste por ver a situação pandémica agravar-se mais uma vez”. No entanto, ainda que o sentimento seja de tristeza, a estudante da UC acredita “ser uma medida necessária” para parar a disseminação do vírus da COVID-19, ressalta a jovem. 

Por sua vez, Mariana Calado, estudante de Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, confirma estar informada acerca do formato remoto do evento, “assim como no ano passado”, acrescenta a estudante. Complementa, ainda, ter assistido aos concertos no ano anterior e reporta “uma experiência bastante positiva”. Assim, confessa pretender assistir ao evento este ano. De acordo com a discente, esse tipo de adaptação “evita ajuntamentos e permite que mais pessoas possam assistir aos concertos”, de forma a “tornar a cultura mais acessível a todos”. 

O tradicional espetáculo de fogo de artifício no rio Mondego mantém-se, com duração de dez minutos, realizado a partir da Praça da Canção, como nos últimos anos. As apresentações iniciam-se às 21h30 e são transmitidas pelo site www.fimdeanoemcoimbra.pt

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top