All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

NECDEF/AAC abraça um Natal solidário

Fotografia cedida pelo pelouro de Comunicação e Imagem do NECDEF/AAC

Entrega de doações feita pelos estudantes e docentes para quem mais precisa. Iniciativa solidária reacende a ideia de que “é necessário querer e acreditar que o esta quadra é de todos e para todos”, comenta Diogo Lopes. Por Ana Filipa Paz e Iris Palma

No dia 15 de dezembro, o Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra (NECDEF/AAC) realizou uma recolha de bens, no âmbito do projeto NECDEF/AAC Solidário, para a Associação Integrar. Esta iniciativa teve lugar no mercado D. Pedro V, em dois horários diferentes. O presidente do NECDEF/AAC, Diogo Lopes, reconhece que “o núcleo não deixou, nem quer deixar de parte nenhuma pessoa nesta época natalícia”.

A Associação Integrar, sediada no Centro de Acolhimento e Integração Social,  promove uma variedade de atividades culturais e desportivas com o intuito de apoiar a integração social dos cidadãos. Esta associação assinou um Protocolo de Cooperação com a Segurança Social para incluir uma nova capacidade de apoio à população sem-abrigo. Diogo Lopes refere duas das vertentes da Associação Integrar: uma “atua junto dos elementos necessitados” e outra “incorpora na sua linha de ação uma estadia”.

Os estudantes angariaram bens alimentares, vestuário e brinquedos durante a semana de 6 de dezembro a 13 do mesmo mês. As doações foram feitas junto do pavilhão 3 do Estádio Universitário de Coimbra, “por estudantes da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), bem como pelo corpo docente e não docente da faculdade”, relata Diogo Lopes. O presidente do NECDEF/AAC agradece a contribuição de todos, uma vez que a ação solidária “excedeu e superou as expectativas”.

Fotografia cedida pelo pelouro de Comunicação e Imagem do NECDEF/AAC

Segundo o estudante, “o objetivo era, numa primeira fase, recolher o máximo de bens alimentares, vestuário e brinquedos possíveis”. A partir das doações, em colaboração com o Da Luísa – Restaurante, “selecionaram uma porção mínima dos bens alimentares adquiridos e confecionaram 35 refeições”, explica. Diogo Lopes acrescenta que “a parte sobrante foi doada à Associação Integrar, que ficou responsável por identificar e direcionar as pessoas ao ponto de recolha alimentar”. 

O presidente do NECDEF/AAC comenta que “na obrigação de não fazer uma doação por si só, aliaram-se a quem, de facto, tem ferramentas para fazer algo mais e melhor”. O NECDEF Solidário foi desenvolvido no sentido de “auxiliar todos os que necessitam e fortalecer a ação do núcleo junto da cidade, ao sair da bolha daquilo que é apenas a FCDEFUC”, reflete Diogo Lopes. O estudante apela a que “se perceba que todos os dias as pessoas carenciadas precisam de ajuda e não só durante o Natal”. Acrescenta que “é necessário querer e acreditar que esta quadra é de todos e para todos”. 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top