All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Inovação na área tomográfica ganha espaço na UC

ICNAS recebe tecnologia de nova geração no estudo diagnóstico e terapêutico tumoral. Ação vem revolucionar projetos de investigação laboratoriais. Por Luiz Carlos Cavalini e Sofia Ramos

A Universidade de Coimbra (UC) inaugurou ontem, dia 7 de dezembro, o tomógrafo ‘Positron Emission Tomography’ (PET), estabelecido no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS). Esta ferramenta surge com o intuito de revolucionar o cenário médico no campo terapêutico oncológico.

O investimento feito para a adoção da tecnologia avançada no ramo da radiografia custou 6,5 milhões de euros, provido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Este material de nova geração é baseado em tecnologia de tomografia por emissão de positrões. Esta permite a deteção de lesões de tamanhos reduzidos, algo de difícil identificação com os equipamentos usados atualmente.

O tomógrafo PET é um dos dois equipamentos recebidos no âmbito deste investimento que “permite reforçar a capacidade de investigação e diagnóstico do ICNAS”, como explicado em nota de imprensa. A sua chegada vai possibilitar a cooperação e troca de informação científica entre investigadores da UC e médicos. 

A aplicação deste recurso traz à UC prestígio no campo da medicina radiológica, graças ao caráter moderno e potente na realização de investigação terapêutica e de diagnóstico. Além disso, vai ser responsável por garantir uma convergência entre os aparelhos de medicina diagnóstica já existentes no Centro Hospitalar da UC.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top