All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Do comboio ao carrossel: Baixa de Coimbra recebe o espírito natalício

Atividades natalícias têm lugar na Baixa da cidade durante as próximas cinco semanas. Presidente da CMC reforça importância da vacinação para garantir um Natal mais seguro. Por Clara Neto e Mateus Rosário

Decorreu esta terça-feira, 30 de novembro, o anúncio da programação de Natal que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) oferece à cidade. Em conferência de imprensa, no Largo do Poço, o presidente da CMC, José Manuel Silva, apresentou o plano de atividades para a época festiva. Na conferência esteve também presente a presidente da Associação de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Assunção Ataíde, parceira da iniciativa.  

O ponto de partida das atividades decorre na próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro, às 18 horas, com a área urbana conimbricense a ser iluminada pelas tradicionais luzes natalícias. A ocasião vai contar com a atuação do Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra, em frente aos Paços do Município. 

O programa inclui espetáculos musicais como o ciclo de “Cantares de Natal”, nos dias 4, 11 e 18 deste mês na Baixa da cidade, e o concerto de Natal na Igreja de Santa Cruz. Para José Manuel Silva a utilização dos espaços da autarquia em ocasiões como esta “são importantes para a integração de circuitos turísticos”. Para além da abordagem musical, o plano conta com o percorrer de um comboio temático pela Baixa e com o tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra, que vai estar exposto na Casa Municipal da Proteção Civil. 

Uma das novidades para este ano é o carrossel parisiense no Largo da Portagem, uma atratividade que foi possível com o apoio da clínica Sanfil e que não teve qualquer custo para a autarquia. A presidente da APBC frisou que é com “grande alegria” que vê estas sinergias, uma vez que “só assim se pode pôr o comércio local no seu devido lugar”. Destacou ainda que a APBC vai contribuir “de forma incisiva no programa natalício do município”.

O presidente da CMC fez, por fim, um apelo à vacinação e aos cuidados da população face à atual situação pandémica. “A maior prenda de Natal que se pode dar é a da vacinação para o fruir de eventos organizados”, referiu o autarca. De referir que a autarquia fez um investimento de 196 mil euros para estas atividades. 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top