Ciência & Tecnologia

Debate em Coimbra aborda o funcionamento do cérebro

DR Bruna Coelho

Congresso reúne investigadores de várias universidades e centros de investigação nacionais e internacionais. Evento é coorganizado pela UC. Por Jorge Miranda e Sara Sousa

É no Convento São Francisco, em Coimbra, que se realiza, entre hoje e dia 3 de dezembro, o XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Neurociências. O evento, cujo principal intuito é o debate acerca de novas descobertas em relação às neurociências, é organizado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC). A iniciativa conta ainda com a parceria do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra, da UC e da Sociedade Portuguesa de Neurociências.

Em discussão está a investigação na área das neurociências, uma vez que esta se mostra essencial para a sociedade e para compreender o funcionamento do cérebro, para que seja possível encontrar terapias adequadas. Para cumprir essa missão, o projeto conta com a participação de investigadores de diferentes universidades e centros de investigação nacionais e internacionais.

Em nota de imprensa, o presidente da comissão organizadora do congresso e também investigador do CNC-UC e docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Carlos Duarte, esclarece que o evento “conta com cerca de 350 participantes”. Refere ainda que “vai ser uma oportunidade única de encontro e discussão entre investigadores, bem como uma ocasião para gerar novas ideias e colaborações, que vão alimentar descobertas futuras”.

Ao longo das palestras vão ser abordados temas relacionados com problemas cerebrais, desde o desenvolvimento do cérebro, às bases neuronais do comportamento, até aos mecanismos responsáveis por doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas. Carlos Duarte acrescenta que “a comunidade científica na área de Neurociências em Portugal produz contribuições científicas de elevada relevância na descoberta de terapias para doenças como o Alzheimer e o Parkinson”.

To Top