All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Baixa volta a contar histórias

Luísa Macedo Mendonça

Espaço promete entreter crianças durante época natalícia. Iniciativa pretende incentivar também comércio local conimbricence. Por Jorge Botana e Luísa Macedo Mendonça

A iniciativa “Loja do Conto” está de volta na Baixa da cidade. Até 23 de dezembro, as crianças podem usufruir dum espaço onde estão programados declamações de contos e outras atividades como oficinas de desenho. A loja está aberta durante a tarde e nela estão à venda livros da livraria Faz de Conto e da Bruaá Editora.  

“Abrimos as portas depois de um grande esforço”, admite Assunção Ataíde, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC). A inauguração decorreu na quarta-feira, 15 de dezembro, e o espaço está aberto na Rua da Louça, número 36.  As atividades estão adaptadas às restrições vigentes, com limites de lotação a seguir as normas da Direção-Geral de Saúde.

Luísa Macedo Mendonça

O espaço tem como principal atividade a leitura de contos para crianças feita por duas contadoras de histórias, que “são pessoas com cultura que sabem receber bem crianças”, refere a presidente da APBC. No entanto, se “aparecer alguém de forma espontânea, ou que seja autor dum livro e queira contar, também pode vir”, afirma.

Luísa Macedo Mendonça

A loja do conto é, assim, um espaço “onde as pessoas podem deixar as crianças enquanto fazem uma compra ou outra”, acrescenta a presidente, o que também é uma oportunidade para promover o comércio local da Baixa de Coimbra. As crianças ficam nesse tempo “ocupadas a viver a festa de Natal, a ouvir histórias que são interessantes para elas”. Aliás, podem ainda fazer outras atividades, como desenhar ou contar histórias, esclarece.

Luísa Macedo Mendonça

Esta iniciativa celebrou-se pela primeira vez em 2019 organizada pela APBC. Conta com a parceria da livraria Faz de Conto, cuja sede está no Exploratório de Coimbra e a Bruaá Editora, com loja no Convento de S. Francisco, também em Coimbra. Assunção Ataíde aproveitou também para agradecer ao comerciante Xao Li, dono da Modas Xangai, por ter cedido o espaço de forma gratuita. A presidente convida, por fim, as famílias de Coimbra a visitar a Loja.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top