All for Joomla All for Webmasters
Cultura

140.º aniversário do Orfeon Académico de Coimbra continua a ser celebrado um ano depois

Fotografia cedida por Orfeon Académico de Coimbra (Célio Pedrosa)

Evento teve de ser adiado para 2021 devido à pandemia. Seleção das músicas resulta dos ícones da época. Por Lara Queiroz e Sara Sousa

Nesta terça-feira, dia 7 de dezembro, às 21h30, realiza-se, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, o espetáculo de comemoração dos 140 (+1) anos da primeira atuação do coro Orfeon Académico de Coimbra. De nome “51500 dias”, o concerto tem como intuito celebrar o 140.º aniversário do organismo, apesar de ter sido completado em dezembro de 2020.

Inês Morgado, membro da comissão organizadora das comemorações, afirma que o intuito do espetáculo não é focar-se na “visão de nostalgia do passado”. Acima de tudo, querem “fazer as pessoas lembrarem-se que, para fazer história, têm de ser elas próprias, porque a história não acontece por si só”.

A iniciativa será regida pelo maestro Artur Pinho Maria e integra um repertório eclético com temas de, por exemplo, Andrew Lloyd Weber, Fernando Lopes Graça e dos ‘Queen’. Inês Morgado explica que a seleção das peças musicais foi feita através do critério de serem “as músicas mais icónicas da época”.

A apresentação conta com a participação do coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra que, segundo a colaboradora da organização, “foi formado a partir do Orfeon Académico de Coimbra” e, por isso, “não faria sentido fazer o espetáculo sem eles”. Acrescenta ainda que “muitos foram orfeonistas e o espetáculo pretende unir gerações”.

Apesar de o ano de preparações ter sido afetado pela pandemia, os membros do coro continuaram a realizar ensaios de forma remota. Contudo, Inês Morgado confessa que “o facto de estarem todos à distância afetou muito a comunicação e limitou a integração de novos orfeonistas”.

O custo das entradas varia para estudantes e não estudantes, no entanto, é gratuito para todos os menores de 12 anos. As recomendações da Direção Geral de Saúde em vigor no que diz respeito à prevenção do contágio da COVID-19 vão ser aplicadas. A colaboradora da comissão organizadora refere que “ainda é possível adquirir bilhetes”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top