All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Um novo capítulo na história do atletismo de Coimbra

Iris Palma

Após 100 anos de história, secção de atletismo espera por novas conquistas. Expectativas de vagas ultrapassam-se com novas caras com amor ao atletismo. Por Iris Palma

No dia 19 de novembro celebra-se o 100.º aniversário da Secção de Atletismo da Associação Académica de Coimbra (SA/AAC). Alexandre Azevedo, atual presidente da SA/AAC, partilha como este centenário não só une uma nova geração de atletas, como também honra todos aqueles que já por lá passaram.

A começar como um clube de atividade desportiva, esta secção revela o seu valor neste centenário com a união dos “mais novos aos mais velhos”, como designa o presidente, em momentos de celebração. O alcance até esta data mostra-se um motivo de orgulho para os envolvidos na direção, “não só pela longa história em que agora se envolvem, mas também a esperança que este aniversário traz para próximos anos”.

Com tantos anos que passaram pela SA/AAC, muitos ex-estudantes da Universidade de Coimbra continuam a representar o nome da academia. Atletas como Frederico Corvelo revelam-se “não uma esperança mas já uma certeza” do impacto que a secção pode ter na futura carreira de estudantes e de jovens atletas.

Futuros projetos para o envolvimento das gerações mais novas passam pela existência de uma escola de formação, onde não só se inclui um público específico, como também todos os que se sintam atraídos pela arte do desporto. Outra iniciativa que procura manter o espírito desportivo vivo é a reaparição de antigos atletas, que não só se tenham relacionado com a AAC, mas também que tenham representado os estudantes da academia.

Alexandre Azevedo adianta que ainda existem “planos na gaveta”. “Agora com a pandemia, muitas pessoas acordaram para estes bons vícios do exercício físico e da saúde”, confessa. Neste sentido, tenciona criar um grupo de marcha e corrida, com o propósito de acompanhar as pessoas em caminhos por Coimbra.

O evento de celebração inicia-se às 11h00, no dia 20 de novembro, na AAC onde a placa erguida vai ser revelada para os presentes afiliados ao clube e membros passados. O presidente enaltece a presença de antigos associados no aniversário de um clube onde também participaram nos anos 60. Contudo, esta festa é aberta a todos os que partilham o gosto pelo atletismo e “os que ainda têm de experimentar”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top