All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Semana UC Criativa – Para os que pensam “fora da caixa”

Arquivo

Projeto assinala importância do espírito criativo no dia-a-dia. Iniciativa pretende mostrar de que maneira a criatividade pode ser útil na resolução de problemas. Por Luísa Macedo Mendonça

Dia 17 de novembro celebra-se o dia mundial da criatividade e a Universidade de Coimbra (UC) assinala a data com a “Semana UC Criativa”, cujo objetivo principal é homenagear e promover o pensamento criativo. Com iniciativas como o passatempo de fotografia ou com a publicação de textos de artistas reconhecidos alusivos às diferentes áreas criativas. O membro do Núcleo de Marketing da UC (NMAR/UC), François Fernandes, adianta que o projeto pretende dar palco para os talentos se mostrarem.

“Como lidar com uma tela em branco” é uma das publicações promovidas no âmbito da semana. Escrita pelo artista brasileiro Emicida, o texto visa dar aos leitores as noções básicas da escrita criativa. O principal objetivo do projeto é que o leitor “se algum dia quiser escrever alguma coisa, seja profissional, seja pessoal, tenha algumas noções que ajudem a exercitar o pensamento criativo”, esclarece o membro do NMAR/UC.

François Fernandes considera que, ao exercitar o pensamento criativo, “aprendemos a ver as coisas de outro prisma e olhar para os problemas de outra maneira”. Considera-o essencial para lidar com problemas do futuro, quer no âmbito laboral, quer pessoal. Frisa ainda o papel de importância que a criatividade tem vindo a tomar ao longo da história e salienta o seu protagonismo “nas descobertas mais impactantes da humanidade”. Porém, não deixa de reforçar a sua importância também nas “pequenas coisas do dia-a-dia”.

O membro do NMAR/UC expressa também o desejo de não limitar o projeto piloto “à criatividade publicitária ou às indústrias criativas”. A Semana UC Criativa pretende abordar esta questão “no sentido mais geral”, e aposta num formato digital pela incerteza da pandemia. No entanto, segundo François Fernandes, “ao ter em conta que o digital também é um grande foco de criatividade, até faz todo o sentido”. Ainda assim, conta que a segunda edição, para o ano, possua uma maior componente presencial.

“Espero que se divirtam e que as semana ajude a pensar de outra maneira” conclui o membro do NMAR/UC. A Semana UC Criativa teve início dia 15 de novembro e estende-se até dia 21. O passatempo é de participação livre.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top