All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Projeto de promoção do futuro profissional dos estudantes tem início em Coimbra

Arquivo

A iniciativa “Dias de Empregabilidade” conta com a participação de seis antigos estudantes da UC, sendo um deles o Reitor. Todos os eventos são abertos ao público de forma gratuita. Por Sara Sousa

É já esta semana que se comemora o início dos “Dias de Empregabilidade”, projeto que tem como intuito a preparação da comunidade estudantil para o mundo profissional e a naturalização deste processo. A iniciativa advém do Núcleo de Promoção da Empregabilidade da Universidade de Coimbra e decorre de 22 de novembro a 3 de dezembro.

José Miguel, técnico do núcleo, explica que este serviço “tem como objetivo, através de diversas atividades, promover as capacidades dos estudantes e diplomados para depois se integrarem no mercado de trabalho”. A produção conta com o incentivo e patrocínio do Santander Universidades, responsável por “lançar o desafio de desenvolver atividades para que os estudantes tenham oportunidade de estar em contacto com entidades recrutadoras”. Acrescenta ainda que as instituições “não só divulgam as ofertas que disponibilizam, mas também dão algumas dicas práticas sobre os processos de recrutamento”.

Todos os eventos são gratuitos e cada pessoa pode reservar até cinco bilhetes por sessão. Apesar dos eventos destinarem-se a estudantes da UC, “recebem alunos de outras escolas, tendo em conta, no entanto, a capacidade das salas”. De acordo com José Miguel, “por uma questão de logística, é necessária a inscrição em três das atividades, através do preenchimento de um formulário online na página do evento”.

A inscrição é necessária para a palestra motivacional com o médico e humorista Carlos Vidal, bem como para uma edição especial ao vivo do programa Prova Oral de Fernando Alvim, com a vertente “A UC vai à (Prova) Oral”. Esta iniciativa conta com a participação de seis antigos estudantes da UC, sendo um deles o Reitor. José Miguel garante que o mesmo “será convidado a partilhar não só sobre o seu papel atual de Reitor, mas também sobre outras facetas no campo pessoal”. Por fim, no último dia, é também preciso um registo prévio para a sessão sobre recrutamento e inclusividade, para estudantes com necessidades especiais.

Em relação à inclusão dos comediantes no programa, o técnico esclarece que se trata de uma “tentativa de fugir à abordagem convencional de refletir sobre as saídas profissionais e a empregabilidade”. Informa também que este aspeto não tem a finalidade de “passar a mensagem de que não vale a pena estudar na universidade, mas sim de trazer alguém com um percurso profissional atípico”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top