All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

“Manual de instruções” para salvar o planeta é tema de conversa

Fotografia gentilmente cedida por Filipe Rocha

Evento resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a Global Compact Network Portugal. Inscrições já estão a decorrer de forma gratuita. Por Mariana Caparica e Raquel Lucas

‘’Combater o Greenwashing’’ é o nome do seminário online que decorre esta sexta-feira, dia 26, com o principal objetivo de divulgar práticas sustentáveis, tanto a nível pessoal como institucional. Vai decorrer das 16 às 18 horas e conta com o apoio da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE). É também financiado pelo projeto UI.CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo, interligado ao Gabinete de Transferência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC Business).

O evento, que conta com inscrições gratuitas, vai ser constituído por quatro ‘talks’ de 15 minutos, por parte dos oradores convidados. Vai haver ainda um momento para discussão de ideias com a participação do público, procedido do encerramento no qual o chefe de Divisão de Planeamento, Gestão e Desenvolvimento da UC, Filipe Rocha, vai anunciar o novo gabinete da instituição para o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa vai ocorrer na sequência de um dia dedicado à sustentabilidade por parte da UC, seguida de um ‘workshop’ sobre como salvar o planeta. A sua divulgação está a ser realizada pelas várias entidades envolvidas nas suas redes sociais e é dirigida, não só à comunidade universitária, mas a todo o público em geral.

O presidente da APEE e da Global Compact Network Portugal, Mário Parra da Silva, vai abrir a sessão com a temática ‘’Greenwashing, um fenómeno a evitar’’. De seguida Leonardo Rocha Souza, membro da Divisão de Estatística das Nações Unidas, vai apresentar a perspetiva da organização quanto às políticas energéticas sustentáveis. O evento vai contar com a presença de Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice, que, numa ótica mais empresarial, debate tópicos como a inovação e a responsabilidade social. Bela Gil é a quarta convidada, influenciadora digital, que propõe um foco mais pessoal em relação a práticas mais sustentáveis.

Filipe Rocha toma uma atitude positiva no que toca à adesão ao seminário em regime remoto. Acredita que ‘’não vai ser afetado e tem tudo para correr bem’’. O orador acrescenta ainda que ‘’os eventos presenciais não têm uma adesão de pré-pandemia e, portanto, as pessoas ainda estão habituadas ao modelo ‘online’’’. Sublinha também a importância da temática em questão e da necessidade de desmistificar o fenómeno Greenwashing por parte da UC. ‘’O que se pode fazer é transformar as instituições em entidades sustentáveis”, reitera.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top