Desporto

Jogadoras da AAC sagram-se campeãs nacionais de badminton

Fotografia cedida por SB/AAC

Fim-de-semana de sucesso para a SB/AAC com sete pódios conquistados. AAC volta a estar presente, na próxima semana, nos Campeonatos Seniores. Por Jorge Botana e Débora Cruz

Sete pódios e três primeiros lugares. Foi este o resultado da Secção de Badminton da Associação Académica de Coimbra (SB/AAC) este fim-de-semana, dias 13 e 14, no Campeonato Nacional de Não Seniores. O torneio foi realizado nas Caldas da Rainha e 26 atletas participaram em representação da Academia. Houve pódios em várias categorias, também entre os veteranos.

As vitórias com mais destaque foram as de Beatriz Monteiro, Maia Coelho e Sofia Pestana. Beatriz Monteiro, que representou Portugal nos Jogos Paralímpicos, conquistou o primeiro lugar na prova de pares mistos, junto com Lucas Rodrigues. “O resultado foi uma surpresa”, declara Ana Santos, presidente da SB/AAC, “nunca tinham vencido aquele par”. A dupla ganhou contra Pedro Mançura e Jessica Almeida por 2-0 (21-18, 22-20). 

Outro triunfo foi o do par formado por Maia Coelho e Sofia Pestana, ambas com 17 anos. A dupla ganhou ao par Joana Vargas e Margarida Botelho por 2-1 (21-17, 15-21, 21-14), na prova feminina de pares. Estas vitórias não foram as únicas. Houve bronzes nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-17 e sub-19. No Campeonato Nacional de Veteranos, o terceiro lugar foi também conquistado nas categorias 50+ e 55+.

No Campeonato participaram 26 atletas da Academia. Em nota de imprensa, a secção de Badminton caracterizou esta participação como um “marco significativo”. Ana Santos afirma que “nunca existiram tantos atletas a participar no Nacional”. A presidente da SB/AAC assegura que estes resultados são fruto do “trabalho que tem sido feito com as camadas jovens e com a captação de atletas”.

O badminton, como descreve a seccionista, é um “desporto de baixo risco” dado ao reduzido contacto que existe entre atletas e, portanto, “não sofreu tanto como outros desportos as consequências da pandemia”. Refere ainda que “os treinos e competições continuaram de forma regular, exceto para os jogadores seniores”, ainda assim, estes últimos, “retomaram a prática em abril”.

No próximo fim-de-semana, nos dias 20 e 21, os Campeonatos Nacionais vão continuar com a participação de 29 atletas da AAC, um “número recorde”. A SB/AAC deixa o desejo de “trazer mais ouro para a cidade dos estudantes”.

To Top