All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Evento em Coimbra reune mais de cem cervejas para degustação

Fotografia cedida pela organização

Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais decorre na cidade dos estudantes pela primeira vez. Tradição da cidade demonstra-se como elemento chave para escolha do local. Por Ana Sofia Pereira e Sofia Puglielli

A nona edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais vai ter lugar no dia 27 de novembro, na Praxis, pela primeira vez, em Coimbra. O organizador Bruno Aquino descreve o evento como uma oportunidade de “alavancagem de novos projetos e novos negócios”.

A competição apresenta-se como uma oportunidade de “fraternização” entre cervejeiros, tanto profissionais como amadores, que se dedicam a produzir a sua própria cerveja em casa, explica o organizador. O objetivo é “promover a cultura cervejeira em Portugal”, o que permite aos concorrentes ter uma apreciação profissional sobre o seu produto, pois “não existem rótulos, marcas, nem amigos”, acrescenta.

Para além do prestígio e reconhecimento das cervejas vencedoras, o maior prémio de cada categoria é a oportunidade de “reproduzir as receitas numa instalação profissional de uma marca reconhecida de cerveja artesanal”, declara Bruno Aquino. A Rafeira, a The Browers Company, a Barona e a Mean Sardine são as empresas colaboradoras para a realização deste processo.

Este ano, o evento vai contar com 114 cervejas candidatas. O organizador compara com a primeira edição, feita em 2008, que contou apenas com “17 cervejas a concurso”. Conclui, também, que a magnitude do evento já alcançou fronteiras internacionais e que “há um crescente reconhecimento do próprio movimento cervejeiro artesanal português”. 

Bruno Aquino expressa que a produção de “cerveja artesanal de qualidade está distribuída por todo o país”, daí um dos requisitos ao longo das edições ser “descentralizar o concurso”. Coimbra mostrou ser uma das cidades indicadas na medida em que, para além de ser “lindíssima, tem a particularidade de possuir uma grande tradição ligada à cerveja”, completa.  Ainda, a disponibilidade de um espaço como é a Praxis demonstra ser mais um fator favorável para a realização deste evento na terra dos conimbricenses, acrescenta.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top